Os serviços de informações estão debaixo de fogo desde que o ‘ex-espião’ Silva Carvalho, no seu julgamento, revelou uma série de ilegalidades. Especialistas dividem-se quanto aos efeitos na credibilidade da ‘secreta’ nacional. O primeiro-ministro ainda não reagiu.
O ex-diretor do Serviço de Informações Estaratégicas e de Defesa (SIED), Jorge Silva Carvalho, revelou hoje em tribunal que um ex-quadro da Ongoing era um espião das secretas, justificando assim o facto de lhe ter passado informações sigilosas sobre dois russos. Segundo o Diário de Notícias, Silva Carvalho terá ainda garantido que Fernando Paulo Santos,…
O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho afirmou hoje que o segredo de Estado serve para proteger o ‘modus operandi´ das secretas, que é “90 por cento ilegal”.
O ex-diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho negou hoje qualquer envolvimento na elaboração de um relatório sobre a vida particular do líder do grupo Impresa, Pinto Balsemão.
Júlio Pereira, secretário geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), afirmou hoje, no julgamento do caso das ‘secretas’, que o pedido de um relatório interno sobre dois empresários russos – que interessava ao grupo Ongoing, para quem o arguido Jorge Silva Carvalho trabalhava – foi um procedimento “inverso ao normal”.
Pela primeira vez, um antigo diretor das ‘secretas’ vai ser julgado, por crimes de violação do segredo de Estado e corrupção, entre outros. Jorge Silva Carvalho, o principal arguido do chamado caso das ‘secretas’, que hoje começa a ser julgado no Campus de Justiça de Lisboa, é acusado de ter acedido ilegalmente aos registos telefónicos…
O Tribunal da Relação de Lisboa indeferiu uma reclamação feita pelo advogado de Jorge Silva Carvalho sobre a decisão da juíza Rosa Represas que considerou que não fazia sentido adiar o julgamento para que aquele tribunal superior analisasse a questão do segredo de Estado. Desta forma, o julgamento do caso das ‘secretas’ vai mesmo ter…
O advogado de Jorge Silva Carvalho, o principal arguido do caso das secretas, opõe-se a que a queixa de Francisco Pinto Balsemão por alegada devassa da sua vida privada seja julgada conjuntamente com o processo principal, em que o ex-espião é acusado de violação do segredo de Estado, corrupção passiva para ato ilícito, abuso de…
O início do julgamento do caso das secretas, que estava marcado para quinta-feira, foi hoje adiado para o dia 21 de Maio. Isto, na sequência de uma reclamação feita pelo advogado do antigo director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) no Tribunal da Relação de Lisboa.
A menos de uma semana do início do julgamento do caso das ‘secretas’, marcado para o próximo dia 16, o ‘ex-espião’ Jorge Silva Carvalho já tomou uma decisão sobre a sua defesa: “Vou falar”, garantiu ao SOL, esclarecendo que só ainda não definiu o grau de violação do segredo de Estado que está disposto a…
O julgamento do “caso das Secretas”, que tem o antigo director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) Jorge Silva Carvalho como um dos arguidos, foi adiado de 09 para 16 de Abril, disse hoje fonte ligada ao processo.
O gabinete de Passos Coelho ainda não recebeu qualquer pedido de levantamento do segredo de Estado por parte do ‘superespião’ Silva Carvalho, no sentido de este poder revelar supostas provas de ilegalidades cometidas pelos serviços de informação.
A defesa do ‘ex-espião’ Silva Carvalho, um dos arguidos do processo das ‘secretas’, que envolve também o presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, pediu ao juiz que preside ao colectivo que vai julgar o caso que interceda junto do primeiro-ministro, Passos Coelho, para que este aceite libertá-lo do segredo de Estado.
Jorge Silva Carvalho, ex-director do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), começará esta sexta-feira a dirigir um MBA sobre inteligência competitiva no Coimbra Business School. E considera que “uma gestão empresarial com enfoque na inteligência, segurança da informação e análise de risco – tratando-se neste caso de risco não financeiro – permitiria, se não…
O Governo negou hoje que tenha feito qualquer convite ao ex-espião Silva Carvalho para Secretário-Geral do SIRP.