A comunidade haredi está a ser devastada pela covid-19. Centenas de pessoas foram detidas por violar o isolamento social em celebrações religiosas.
Na semana em que foi alvo dos protestos de organizações judaicas portuguesas e belgas por ter convidado o palestiniano Omar Barghouti para um debate no Parlamento Europeu, Ana Gomes ataca o lóbi judaico e a ocupação ilegal.
A peregrinação à sinagoga de Ghriba, na ilha tunisina de Djerba, decorre hoje sob apertas medidas de segurança depois de o museu Bardo ter sido alvo de ataques e Israel ter recebido várias ameaças terroristas.
A perseguição aos judeus atingiu em 2013 o mais alto nível dos últimos sete anos, conclui um estudo do instituto norte-americano Pew Reseach Center, que revela, no entanto, um decréscimo global da hostilidade religiosa.
A Comunidade Israelita de Lisboa condenou o ataque de sábado no Museu Judaico, em Bruxelas, que matou quatro pessoas, e pediu “forte condenação” da União Europeia ao que consideram um agravamento do anti-semitismo na Europa.