O deputado e ex-presidente da Câmara de Espinho, confirmou que será ouvido por um juiz de instrução criminal “apenas e só por causa das medidas de coação propostas pelo Ministério Público (MP)”, disse à agência Lusa.
O juiz que fala sem medo. ‘Há um número elevado de juízes, a maior parte mulheres, que dizem ter sido vítimas de assédio’.
Magistrado vai trocar no verão
Em causa está o artigo 40º do Código de Processo Penal.
Juiz terá proposto uma suspensão de funções temporária.
Três dos mais experientes juízes do Tribunal da Relação de Lisboa pediram transferência para Évora.
O Conselho Superior de Magistratura está prestes a finalizar o inquérito disciplinar a Ivo Rosa aberto em fevereiro. O relatório deverá ser apresentado num dos próximos plenários, e vem aí pena disciplinar.
Até agora, o magistrado de Málaga – que escreve sob um pseudónimo, à semelhança de outros colegas que também estão presentes nas redes sociais – obteve mais de 3.600 retweets, 3.800 tweets citados e 23 mil gostos.
Em causa, como o Nascer do SOL e o i noticiaram à época, estava um vídeo que Fonseca e Castro publicou na sua conta de YouTube. “Diz o senhor Ferro Rodrigues que os portugueses que resistem à injeção da morte devem mudar de atitude. Pois bem, o Senhor Ferro Rodrigues é um pedófilo”, acusou.
O juiz ficará ainda com o Processo Octapharma, cuja fase de instrução está a decorrer, e com o expediente do processo Operação Marquês.