Republicano soma agora 312 votos eleitorais contra os 226 da candidata democrata.
A magnitude da vitória de Trump não era, de todo, esperada. Os republicanos conseguiram vencer todos os swing-states, recuperaram a maioria no Senado e até venceram um Condado no Texas que votava democrata há 132 anos.
Chefe de Estado vai pronunciar-se sobre resultado das eleições e a transição para a administração Trump.
Vice-presidente salientou que a luta pelo futuro do país continua nos tribunais, nas urnas e no espaço público.
“Não ouvirão a vice-presidente esta noite, mas ouvi-la-ão amanhã”.
Ao cair do pano começaram a chegar as primeiras reações internacionais e Portugal também já se fez ouvir.
Kamala Harris não fala hoje. Acompanhe aqui.
O conceito de ‘swing states’ surgiu no início do século XX, mas ganhou força a partir da década de 60, quando se percebeu que certos estados poderiam decidir eleições ao oscilar entre partidos. Hoje, esses estados são estratégicos nas campanhas.
Kamala Harris poderá vir a ser a primeira Presidente dos EUA. O seu progressismo marca uma viragem à esquerda do Partido Democrata, que se foca agora em impedir Donald Trump de recuperar as chaves da Sala Oval. Harris foi a responsável por revitalizar a campanha democrata.
A cinco dias de todas as decisões, o resultado das eleições americanas continua a ser marcado pela incerteza. Trump tem vantagem e Biden pode ter minado a campanha de Harris com uma declaração infeliz.
O Presidente Biden teceu um comentário polémico na terça-feira à noite durante uma entrevista à estação televisiva CNN na qual defendeu Porto Rico, após o comediante Tony Hinchcliffe ter apelidado o território de “ilha flutuante de lixo” durante o comício eleitoral de Donald Trump no Madison Square Garden, em Nova Iorque.
Numa sociedade fraturada como consequência da galopante polarização, as ideias concretas são, regra geral, relegadas para segundo plano. O que propõem realmente os candidatos?
Se os EUA avançarem para uma política protecionista da sua economia a Europa poderá tremer. O controlo do défice orçamental e da inflação são entendidos como prioridades do próximo Presidente.
A hora da verdade aproxima-se nos Estados Unidos e os responsáveis políticos medem cada palavra para evitar problemas diplomáticos no dia seguinte. Chega já celebra esperada vitória de Donald Trump.
Kamala Harris estagnou nas sondagens e não consegue mobilizar o seu potencial eleitorado. Trump aposta nos fiéis e nos insatisfeitos com a política de sempre.
“Não haverá desforra”, escreveu, na quarta-feira, o bilionário na sua rede, Truth Social.
É um homem de causas. Descontraído e simpático. Muito próximo da família e extremamente orgulhoso da mulher. Passou de advogado a professor e não poderia estar mais feliz pelo seu caminho. Se Kamala Harris vencer as eleições, este tornar-se-á o ‘primeiro-cavalheiro’ dos EUA. Quem é Douglas Emhoff?
Os últimos meses da política americana aumentaram as expectativas para o debate entre Trump e Harris. A democrata passou no teste e saiu com vantagem.
O debate desta madrugada foi o primeiro entre Donald Trump e Kamala Harris e começou com um raro aperto de mãos