Infeções foram identificadas em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia.
A marca de chocolates, popular em todo o mundo, ordenou que fossem recolhidos todos os produtos produzidos por aquela fábrica, nomeadamente os Kinder Surpresa, Kinder Míni Eggs, Kinder Surpresa Maxi 100g e Kinder Schoko-Bons, indipendente do prazo de validade.
Em Portugal foram retirados do mercado os produtos “Kinder Schokobons”, “Kinder Surpresa Maxi” e “Kinder Happy Moments”, com datas de validade compreendidas entre 26 de maior e 21 de agosto deste ano.
Decisão é tomada depois de terem sido registados casos de salmonela no norte da Europa.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária está a acompanhar os surtos de salmonela detetados em França e no Reino Unido.
Este surto está a afetar principalmente crianças. No início da semana, já começaram a retirar produtos desta marca no Reino Unido, também por suspeitas de ligações a casos de salmonela.
Um mistério que tem deixado muitas pessoas confusas
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos descreveu como tóxicos os hidrocarbonetos aromáticos derivados de óleos minerais presentes nestes chocolates.