Situação foi denunciada por uma das vítimas.
O casal foi constituído arguido por maus tratos.
14 idosos, entre os 75 e os 95 anos, foram realojados.
Suspeito do ataque já foi detido e terá ligações familiares com um dos utentes.
Mulher estava caída numa linha de água.
Para além das detenções de ambas as mulheres, foram constituídos arguidos três homens e duas mulheres, com idades entre os 28 e 70 anos, igualmente ligados à atividade de cuidador de pessoas idosas
A ministra Ana Mendes Godinho e a ex-ministra Marta Temido são testemunhas numa ação interposta contra Miguel Guimarães, cabeça de lista da AD no Porto.
As intoxicações terão sido provocadas por produtos de limpeza do espaço.
Nenhum dos idoses teve “necessidade de encaminhamento para cuidados hospitalares”.
Situação foi descoberta por funcionária do lar.
No local, estavam pelo menos 60 operacionais acompanhados de 18 viaturas.
Manuel Lemos reconhece que ‘nunca houve uma requisição tão grande das famílias e dos utentes para irem para lares’, mas admite que mais do que apostar em lares é preciso investir no apoio domiciliário. E defende que o ‘Estado tem de encontrar uma forma qualquer do olhar para as políticas sociais de uma maneira equilibrada’.
De acordo com o Diário de Coimbra, mais de duas dezenas de pessoas foram retirados do “lar ilegal”, que funcionava em Fala na freguesia de São Martinho do Bispo.
Investigação policial teve início na sequência de uma denúncia. Lar ilegal funcionava em edifícios “vocacionados para a atividade agrícola”.
Em causa estão o uso das mesmas luvas e lâminas para o manuseamento de vários utentes, feridas por tratar, alimentação pobre e feita de restos e banhos de água fria naquele lar.
Frustrada com as fracas condições de um lar de idosos, uma influencer contratou strippers para atuarem para estas pessoas de forma a chamar a atenção do governo local.