Como muitos destes novos filmes sobre gente grandiosa, que são meros exercícios barrocos de grandiloquência, “O Brutalista” é limpo, tal qual um bloco de mármore de Carrara.
Esta do festival de cinema assinala os 500 anos do nascimento de Camões com a reposição do filme de 1946 de Leitão de Barros, Camões, numa cópia restaurada.
Até 17 de novembro, o festival de cinema Leffest organiza, entre Lisboa e Sintra, o simpósio internacional Resistências. ‘É preciso trazer o corpo de volta à política’, diz o curador Juan Branco.
E sendo assim, a presença de Anna Karina e de Jean-Pierre Léaud em Lisboa já nos bastava. Mas há mais do que uma retrospetiva à obra completa do realizador francês. Há Willem Dafoe e há Jim Jarmusch, Jerzy Skolimowski, Emir Kusturica, Benoît Jacquot e Ira Sachs numa lista que não termina. Nada a que o…
O cenário é idílico, um jardim num dia de Verão. Um homem e uma mulher parecem usufruir da tarde. Mas nem tudo o que parece é. De súbito os pássaros calam-se e o silêncio impõe-se. Começa então um diálogo entre ambos. Se de início parece fácil e fresco, apenas um diálogo de Verão, sobre o…