1923 – Foi constituída há 99 anos a URSS, na sequência da Revolução comunista Russa de Outubro de 1917, e consagrado Lenine (1870-1924), como seu líder supremo, com a aprovação da Constituição Federal e do órgão máximo, o Congresso dos Sovietes – e que haveria de durar até 1991.
De que poderiam falar Estaline, Lenine e Marx no inferno? De Putin, obviamente. Perdida a União Soviética, extinto o KGB e encerrados os Gulags, Estaline e Lenine encontram em Putin a esperança de restaurar a grandeza do passado comunista. Marx, todavia, discorda. Como poderia ele apoiar um homem que se tornou capitalista?
Não surpreende que haja trotskystas, estalinistas ou nazis, mas haver partidos, com expressão eleitoral, ainda que exígua, choca e atemoriza
Meu principal propósito ao ir de Sampetersburgo a Moscovo era encontrar e conversar com Lenine. Eu estava muito curioso para vê-lo e estava disposto a ser hostil com ele. Encontrei uma personalidade totalmente diferente de tudo que eu esperava encontrar
O coletivo Não Matem o Mensageiro, especializado em teatro político, apresenta até dia 23 de outubro, no Teatro Trindade, a peça “A Última Viagem de Lénine”.
Há pessoas que cativam logo pelo seu talento imensurável. Há outras que, mesmo não sendo demasiado afortunadas na aptidão artística, emanam um charme qualquer que nos leva até elas. O músico brasileiro Lenine tem isso tudo e muito mais. E até numa chamada transatlântica, com alguns problemas técnicos a prejudicarem a comunicação, é impossível ficar-se…
O constitucionalista Jorge Miranda afirmou ontem que “havia em Portugal, logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, um projecto de tomada do poder por parte do PCP, chegando Álvaro Cunhal, quando regressou do seu exílio, a fotografar-se em cima de um tanque de guerra supondo-se o Lenine português”.