A secretária de Estado da Modernização Administrativa fez um balanço positivo sobre o primeiro sábado da modalidade que serve para escoar renovações ou levantamentos do cartão de cidadão ou do passaporte. Porém, a falta de senhas e a grande afluência de pessoas causou algum tormento na loja nas Laranjeiras, em Lisboa.
Esta é uma medida que pertence à segunda fase do plano de desconfinamento da pandemia de covid-19, anunciada pela ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no dia 20 de agosto.
Durante três semanas vão ser realizadas atualizações informáticas.
Crescimento do número de lojas e espaços do cidadão é um caminho que o primeiro-ministro, António Costa, quer continuar a percorrer.
Duarte Marques, Nuno Serra e Teresa Leal Coelho querem saber por que motivo o Estado não paga há 15 meses à Câmara do Sardoal e há um ano à Câmara de Rio Maior as rendas dos espaços onde estão a funcionar Lojas do Cidadão.
O Governo vai abrir mais dez Lojas do Cidadão até ao final de Junho de 2017
Até 2016 os CTT vão abrir 300 Espaços do Cidadão na sua rede de lojas de Norte a Sul do país, no seguimento de uma parceira com o Governo.
O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional apontou como meta até 2020 a “total digitalização” da Administração Pública incluindo com uma loja do cidadão por município “apoiada” por uma rede “complementar” de Espaços do Cidadãos e “soluções de mobilidade”.