Investigadora cabo-verdiana identificou passagens racistas em Os Maias, as quais justificariam uma nota pedagógica. E numa altura em que mesmo os clássicos ficam por ler, instalou-se nova controvérsia.
Ministério da Cultura liderado por Luís Filipe Castro Mendes diz ter “tomado conhecimento de factos que tornam incompatível a manutenção de Paula Varanda no cargo”.
Tendo escolhido este momento para lançar a reunião da sua obra poética, o ministro da Cultura não deu pela ironia de ter pedido para ser ouvido, por um momento ainda que breve, apenas na condição de poeta. Pois façamos-lhe a vontade
São mais de 800 páginas, num itinerário poético que vai de “Seis Elegias” (1985) a “Outro Ulisses Regressa a Casa” (2016). “Poemas Reunidos” produzem a própria sensação do tempo – o que se escoa mas também esse tempo vivido que persiste em nos habitar
Intelectual cosmopolita, Eugénio Lisboa diz que é um “enraízado com múltiplas raízes”: Nasceu em Moçambique, viveu em Inglaterra, Suécia, África do Sul, e está há 23 anos em Portugal. Foi homenageado na edição deste ano do Correntes d’Escritas, onde o i o entrevistou.
O atual representante de Portugal no Conselho da Europa em Estrasburgo, o embaixador Luís Filipe Castro Mendes, é o novo ministro da Cultura.