As suas funções principais “no plano da cooperação internacional são assistir os serviços da República Francesa, facilitando o intercâmbio de informação de segurança interna, nos termos superiormente definidos”
Na PSP fala-se que o Governo quer nomear a primeira mulher na função, a comandante da PSP do Porto, mas Paula Penedo terá dificuldade em formar equipa, já que os oficiais superiores entendem que o cargo não deve ser ocupado por uma questão de género, mas sim por alguém que motive a Polícia e que…
“Dificilmente ia conseguir resolver tudo se a maior responsabilidade é do Governo”, observa o presidente da Organização Sindical dos Polícias.
Quase 3.000 polícias estiveram infetados com o novo coronavírus.
Magina da Silva indica que “o volume da criminalidade não será superior aos anos pré-pandemia”, no entanto, nota-se uma maior intensidade nos crimes de violência com recurso a armas brancas ou a força física. Já em relação à proposta do Governo de implementar as ‘bodycams’ e os sistemas de videovigilância nas ruas, o diretor da PSP…
PSP terá de devolver salário ao agente Manuel Morais.
Após suspensão preventiva de funções, Fonseca e Castro desafiou Magina da Silva. Sindicato apoia diretor nacional.
A direção nacional emitiu um pré-aviso a recrutar os polícias que não estavam no ativo para regressarem.
Em entrevista à TSF, esta quinta-feira, Magina da Silva recordou o momento em que, após uma reunião com o Presidente da República, em dezembro, disse que estava a ser trabalhada a fusão da PSP com o SEF.
A instituição sublinha que o diretor nacional da PSP “não pretendeu, obviamente, condicionar qualquer reestruturação em curso do sistema de segurança interna, lamentando que as suas declarações tenham sido interpretadas dessa forma”.
Magina da Silva elogiou os “excelentes profissionais” do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Intervenção policial em universidade e restrição de circulação suscitam dúvidas e preocupações entre políticos.
Magina da Silva prevê que nem todos os cidadãos cumpram as medidas, “por objeção de consciência” ou “por teorias da conspiração relacionadas com a covid”.
Eduardo Cabrita sublinha o papel dos polícias e dos militares enquanto “responsáveis pela defesa do estado de direito democrático”.
Magina da Silva está a ultimar uma proposta para entregar ao MAI. “Quanto mais esquadras tivermos, menos polícias temos na rua para acorrer aos cidadãos”, considera.
Novo diretor da PSP diz que quer responsabilizar os agentes que tenham “comportamentos discriminatórios” e defender “os bons polícias que, muitas vezes, são injustamente atacados na praça pública”.