Registados cerca de 400 casos diariamente, número triplicou desde finais de maio.
Infetados já não reportam situação às autoridades de saúde.
A cobertura vacinal é mais elevada nos maiores de 80 anos e mais reduzida nas faixas etárias que se seguem. Manuel Carmo Gomes frisa a ‘evidência de que este reforço dá uma proteção bastante razoável’.
“O mais provável é que venhamos a recomendar a vacinação anual das pessoas de maior risco”, explica o membro da Comissão Técnica de Vacinação para a covid-19.
O surgimento de novas subvariantes da Ómicron ainda é razão para muitas incertezas. Manuel Carmo Gomes diz que é expectável uma nova onda de casos e antevê um eventual regresso das máscaras.
Ingleses estimam que R (0) da variante delta é de 7, quase três vezes o do SARS-CoV-2 original. Carmo Gomes defende debate. Dose de reforço está a ser estudada.
Especialistas consideram que falhou o planeamento nos festejos do Sporting. DGS recomenda a adeptos que façam testes, mas não serão comparticipados.. Epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que Sporting devia assumir iniciativa de garantir testes nos próximos dias. Não uma orientação geral sobre eventos de massas – e para a semana há mais.
O epidemiologista Manuel Carmo Gomes sublinha que uma percentagem significativa de pessoas que tiveram covid-19 fica com sequelas, e que as consequências a longo prazo ainda não são suficientemente conhecidas.
Epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera calendário apertado para avaliar etapas do desconfinamento e defende que decisão de 19 de abril devia ser tomada uma semana mais tarde para haver indicadores mais sólidos.
“Quando começamos a desconfinar, é inevitável que o número de contágios vá aumentar”, afirmou Manuel Carmo Gomes.
Anúncio foi feito pelo primeiro-ministro e a justificação foi dada pela ministra da Saúde.
A reunião sobre a evolução epidemiológica da covid-19 em Portugal, realizada no Infarmed esta terça-feira, ficou marcada pelas críticas de Manuel Carmo Gomes, que vai deixar de fazer parte do painel de peritos, e pela quase inevitabilidade de um confinamento até meados de março. O problema das vacinas não é a logística, mas antes o…
Epidemiologista da FCUL, um dos peritos ouvidos pelo Governo, diz que previsões apontam para pico de casos na próxima semana mas descida vai depender da variante e do confinamento, que ainda não está ao nível de abril. Não acredita que seja possível desconfinar antes do meio de março e defende que o desconfinamento deve ser…
Manuel Carmo Gomes foi um dos peritos ouvidos regularmente nos encontros do Infarmed. Recusa que o fim do formato tenha sido uma surpresa e acredita que foi uma estratégia hábil do Governo, que permitiu blindar decisões. O investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa garante que alertaram para a necessidade de reforçar meios…