Manuel José Damásio, diretor do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona e presidente da Associação Europeia de Escolas de Cinema e Audiovisual (GEECT/CILECT), fala da cultura em tempos de crise financeira.
É Portugal quem, nas suas eternas dores de crescimento, tem dificuldade para se ver como outra coisa que não uma pena de pavão na cauda da Europa. Mas o cinema é há muito um território de aventura e sonhos ousados, e aí, os portugueses têm sabido ganhar dimensão, também lá fora. E no que toca…
Alertados para as potenciais consequências que o coronavírus pode ter na indústria, um grupo de membros do Parlamento Europeu e peritos em políticas sobre os meios de comunicação assinaram uma carta aberta em finais de março, pedindo apoio urgente da Comissão Europeia para contornar aquilo que afirmam tratar-se de um desafio sem paralelo. Os signatários…
Num ano em que se comemora os 20 anos da Lusófona, a estratégia continua a ser a da internacionalização. Só este ano Lusófona de Lisboa recebeu cerca de mil alunos estrangeiros.