Era nas zonas de Campo Maior e Elvas que os arguidos “procediam a levantamentos de dinheiro em multibanco obtidos enganando pessoas que anunciavam para venda artigos em sites de vendas online, como o OLX e o Custo Justo”
GNR bateu o recorde de denúncias.
Os pagamentos estão cada vez mais ágeis e o telemóvel já serve para pagar tudo. Há aplicações para todos os gostos mas podemos estar, assim, a perder a noção ao dinheiro que gastamos?
“Em média, por mês, são mais de 70 milhões de operações, incluindo compras físicas e ‘online’”, diz a SIBS.
Foram apreendidos 375 euros em numerário e também dois telemóveis.
O arguido, de 30 anos e a cumprir pena numa prisão de Leiria, foi considerado culpado de 30 crimes de burla qualificada (um em coautoria), 30 de acesso ilegítimo (um em coautoria) e um de branqueamento.
PSP apreendeu ainda duas espingardas, uma pistola, três armas de ar comprimido, cerca de quatro mil euros em notas e diversas peças em ouro avaliadas em cerca de 100 mil euros.
Suspeito tinha “acabado de cometer uma burla, no valor de 110 euros”, tendo ainda sido apreendido um telemóvel, indica a GNR.
Autoridade partilha recomendações para evitar ser vítima de Phishing.
Em comunicado enviado às redações, a autoridade informa que, “no âmbito de uma investigação por burla informática, acesso ilegítimo e falsidade informática”, foi possível identificar os suspeitos da prática dos crimes nos concelhos de Alter do Chão e Elvas, distrito de Portalegre.
Foi também o dia com maior número de compras físicas diárias na rede Multibanco.
São cada vez mais os estabelecimentos na capital que deixaram de aceitar o pagamento em numerário desde a pandemia da covid-19. Atualmente, quem não tem cartão ou MbWay pode ter dificuldades em comprar um pão ou uma cerveja. Mas e as pessoas que preferem continuar com a forma de pagamento tradicional? O que diz a…
Há cada vez mais pessoas com medo de abrirem emails, SMS e até ligações em redes sociais. A PSP, a PJ e um especialista em cibercrime deixam conselhos para que se sinta mais seguro.
As falcatruas prometem continuar e ainda mais aprimoradas. Também nas redes sociais não faltam intrujas capazes de inventar as histórias mais mirabolantes e os crowdfunding duvidosos que reúnem milhares de euros.
Burlões fazem-se passar por filhos, alegam ter perdido o telemóvel e pedem transferências MBWay para o novo contacto. Já há muitas denúncias.
As três pessoas – dois homens e uma mulher, entre os 24 e os 40 anos – foram detidas em Campo Maior e Monforte, no distrito de Portalegre. Os crimes relacionados com esta operação começaram a ser investigados em 2019, onde foi verificado um “enriquecimento ilícito de cerca de 200 mil euros”.
Militares apreenderam 400 euros em numerário e telemóvel utilizado na burla.
Crimes tiveram impacto em cerca de 100 vítimas e causaram, até agora, danos no valor de 500 mil euros – estando a PJ a prever que este valor aumente com o decorrer da investigação.