Cofina passa assim a ter duas propostas em cima da mesa.
Não é a primeira vez que a dona da TVI mostra interesse na dona do Correio da Manhã. Intenção acontece numa altura em que existe um MBO sobre a Cofina.
Em causa estão negociações entre os dois grupos de media. Cofina confirma “abordagens preliminares” e regulador diz aguardar mais informação relevante.
Grupo assinala um nível histórico de rentabilidade.
Rádios Comercial, M80, Smooth, Cidade e Vodafone FM deixam assim de fazer parte da Media Capital. Transação resultará numa mais-valia de cerca de 50 milhões de euros.
A Media Capital sublinha que “não foram apresentadas quaisquer ofertas vinculativas e é prematuro dizer neste momento que será alcançado algum acordo”.
A operação está praticamente fechada e já foi comunicada à ERC e à CMVM. Inclui todas as rádios da Media Capital, como a líder Comercial.
Empresário já detinha 30,22% da empresa. Fica agora com 35,38%.
Pluris e a Prisa têm até 24 de junho para repetir esta operação.
Dona da TVI destaca “uma notória melhoria” face às perdas de 54,7 milhões de euros do ano anterior.
Empresa de Mário Ferreira sublinha que ERC não tomou uma decisão final e que Pluris tem tempo para se pronunciar.
Em comunicado, a Media Capital, proprietária da TVI, manifesta “profundo pesar” pela morte do ex-diretor, vítima de doença prolongada.
Mário Ferreira já controla 30% da dona da TVI. Por obrigação da CMVM, lançou OPA sobre os 70% que não detém.
Mário Ferreira diz que é “fundamental” que o Sindicato dos Jornalistas e a Comissão Profissional da Carteira de Jornalista se pronunciem sobre as notícias da Cofina sobre si e os restantes acionistas da dona da TVI. CM responde: Mário Ferreira “não tem condições para gerir uma empresa detentora de media”.
A Autoridade da Concorrência foi notificada no final de dezembro da operação de concentração resultante da oferta pública de aquisição (OPA) obrigatória da Pluris Investment sobre a Media Capital.
CMVM obrigou Pluris a lançar OPA sobre 70% da Media Capital. Conselho de Administração do grupo lembra que “estrutura acionista da sociedade visada encontra-se estabilizada”.
Em comunicado, empresa manifestou “o seu mais profundo pesar”
ERC investiga acionistas da Media Capital, mas Mário Ferreira alerta para a continuidade do projeto. Cofina continua interessada no grupo.