Detetados valores fora da especificação num ensaio de dissolução.
Totalmente esgotado nas farmácias e/ou a levar à criação de dezenas ou mesmo centenas de encomendas nas mesmas, o Ozempic, inicialmente criado para diabéticos, tem vindo a ganhar popularidade entre quem tem excesso de peso devido às celebridades e redes sociais. O jornal ouviu médicos e doentes.
Fármaco, comparticipado pelo Estado, está a ser receitado a pessoas que querem emagrecer.
A autoridade de saúde tomou esta decisão, tendo em conta a atual fase epidemiológica de circulação do vírus sincicial respiratório, um vírus muito frequente em crianças. Neste momento, este vírus está a registar um número reduzido de infeções, levando a DGS a suspender a utilização deste medicamento.
Os ensaios clínicos foram realizados, principalmente, em doentes infetados com a variante delta da doença e mostraram que o Paxlovid reduziu o número de hospitalizações e mortes em pacientes com pelo menos uma comorbilidade que potenciava a gravidade da covid-19.
Com esta recomendação da EMA, está agora nas mãos da Comissão Europeia emitir a sua decisão final quanto à utilização deste medicamento nos Estados-membros.
Segundo a farmacêutica, o medicamento antiviral contra o vírus ajudou a diminuir o número de hospitalizações ou mortes em quase 90%, entre pessoas com infeções leves ou moderadas pelo SARS-CoV-2.
Detetada impureza acima do limite aceitável na substância ativa destes medicamentos para a hipertensão.
Em causa está o medicamento Champix.
Suspensão ocorreu após a empresa Generis Farmacêutica decidir recolher voluntariamente um lote do fármaco.