A organização humanitária apelou a um “cessar-fogo imediato” sublinhando que “necessário autorizar a entrada de material médico essencial e de pessoal humanitário em Gaza, onde os hospitais estão sobrecarregados e o sistema de saúde enfrenta uma rutura total”.
“Tivemos testemunhos dos nossos trabalhadores que tiveram de efetuar amputações em crianças nos corredores, no chão e com sedação parcial, com tudo o que isso significa”, relataram os MSF.
Um dos sobreviventes, atualmente a bordo do “Geo Barents”, sofre de diabetes e precisa de insulina. Mas não tem medicação há várias semanas. Outros dois refugiados sofrerem de episódios psicóticos, disse ainda a MSF.
Os Médicos Sem Fronteiras afirmaram que o número de pessoas nos centros de detenção de Tripoli triplicou desde segunda-feira.
‘Eles atravessaram os portões diretamente para a ala da maternidade’, conta ao SOL uma médica da MSF.
Dificuldades de acesso a alimentos básicos e água são as principais preocupações da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Dificuldades de acesso a alimentos básicos e água são as principais preocupações da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).
Um refugiado, que saiu do campo Moria, chegou a contar à BBC que este cenário era ainda pior que a guerra da Síria
ONG garantiu não existir tolerância para “abusos, assédio ou exploração”.
A diretora executiva dos Médicos Sem Fronteiras alerta para o risco da “barbárie” e de um “recuo de vários anos em conquistas civilizacionais” se não se respeitar a ajuda humanitária internacional e o papel das ONG.
Ainda não se sabe a causa da morte.
O melhor que países como Portugal podem fazer para prevenir o Ébola, “é ajudar a combater a doença aqui, nos locais afectados”, disse hoje à agência Lusa Jerôme Mouton, representante dos Médicos Sem Fronteiras (MSF) na Guiné-Conacri.
O director de operações da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF), Bart Janssens, avisou hoje, numa entrevista publicada no jornal Libre Belgique, que a epidemia de ébola na África ocidental está a agravar-se e pode atingir outros países.