Atriz sensibilizou seguidores para um maior cuidado da pele.
Alertar a população para os perigos da exposição solar excessiva e os malefícios que pode originar na pele são os dois grandes objetivos da celebração do Dia do Euromelanoma, em Portugal, este ano.
Presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo deixou alerta e referiu que os maus comportamentos humanos vão fazer com que o número de pessoas com cancro da pele aumente este ano.
Agora que a época balnear está a começar – e que se assinala o Dia Europeu do Melanoma -, o Huffington Post fez uma lista de 10 factos importantes que muitas pessoas desconhecem sobre esta doença mas que lhes pode salvar a vida.
Os sintomas deste tipo de cancro podem ser silenciosos, por isso deve estar atenta, e se reparar que algo mudou, deve dirigir-se ao médico.
Tem algum sinal com bordo irregular, tamanho acima de 5 mm e que tenha mudado de cor ou tamanho? São indícios que devem suscitar preocupação e hoje é dia de pensar nisso. Assinala-se o Dia do Euromelanoma e 46 serviços em hospitais públicos e privados vão estar abertos ao público com rastreios gratuitos.
O secretário-geral da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) estima que este ano deverão registar-se 11.000 novos casos de cancro da pele em Portugal, 1.000 dos quais serão melanomas, um dos mais agressivos.
Das mais de 1.200 pessoas rastreadas ao cancro da pele em 2013, metade assumiu já ter apanhado queimaduras solares, um terço admitiu não pôr sempre protector solar na praia e quase um quarto possuía sinais com risco de melanoma.