A 5 de fevereiro, o Governo de António Costa decretou a situação de alerta no Algarve devido à seca, mas em maio, o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou o alívio das restrições.
E alerta para a eventual não aprovação de legislação necessária à autorização dos desembolsos do PRR, devido ao novo quadro parlamentar, o que poderá penalizar a FBCF (formação bruta de capital fixo) projetada.
A Alemanha e os Países Baixos, já alcançaram a meta de 30% das áreas marinhas, classificadas como protegidas, mesmo não tendo enviado os seus planos à CE.
O PIB nacional deverá crescer 4% em 2022, abaixo dos 4,9% estimados pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado. FMI está também pessimista quanto ao crescimento da zona euro.
Associações ambientalistas apontam o dedo ao fraco nível de tratamento e de reciclagem. Electão reconhece que números ficam aquém do desejado e que todos perdem. Opinião é unânime: falta fiscalização.
Em 2015 o consumo de energia através de fontes renováveis na União Europeia (UE) quase duplicou em relação a 2004. Em Portugal o valor aproxima-se de um terço do total.