Depois do Guia Michelin Espanha e Portugal 2022, que decorreu na terça-feira, em Valência, numa gala no auditório do Palau des Arts Reina Sofía, Portugal passou a contar com sete restaurantes com duas estrelas – sinónimo de ‘cozinha excelente, vale a pena o desvio’ – e 26 com uma estrela Michelin – que quer dizer…
Guia ibérico da Michelin para 2022 distingue cinco novos restaurantes em Portugal.
Num ano em que ao setor da restauração foram impostas grandes restrições numa tentativa de travar o avanço da pandemia do novo coronavírus, em Lisboa há mais dois restaurantes distinguidos com uma estrela Michelin.
A Gala do Guia Michelin deu as boas-vindas a quatro novos restaurantes portugueses e premiou outro pela segunda vez. Ainda assim, Portugal perdeu três estrelas.
Estava para a nouvelle cuisine como Le Courbisier para a arquitetura. Paul Bocuse, o “Papa” da gastronomia, considerado chef do século e precursor da época pop da cozinha, morreu como vivia: no restaurante Paul Bocuse inspirou o filme de animação da Pixar “Ratatui” sobre um rato que sonha ser chef
Chama-se Gourmet Experience e custou sete milhões de euros. Além de ter criado 250 novos postos de trabalho, junta chefs com estrelas Michelin
Jay Fai tem 72 anos e é especializada em omoletes de camarão
Está confirmado o melhor ano de sempre para Portugal no Guia Michelin
“Bem-vindo ao clube, amigo!”. Foi com esta mensagem do chef Vincent Farges, do restaurante Fortaleza do Guincho, em Cascais (estrela Michelin desde 2001), que Pedro Lemos ficou a saber que o seu restaurante na Foz Velha do Porto tinha sido galardoado com a estrela Michelin. “Estava a fazer sanduíches no Stash, o restaurante que partilho…
Confesso que sinto muito mais admiração pelos cozinheiros que recusam as estrelas Michelin, para poderem servir melhor a sua clientela, livres dos dispendiosos e normativos critérios do Guia Encarnado, do que pelos que se esforçam para as conquistar, à procura desse atestado de ‘qualidade’.
No seu restaurante homónimo, que acabou de receber a primeira estrela Michelin, o chefe Pedro Lemos apresenta menus de degustação, onde a sua assinatura está bem explícita.
Parece que só falto eu pronunciar-me sobre as 14 estrelas que nos são atribuídas pelo novo Guia Michelin, o encarnado, referente a Portugal e Espanha. Subscrevo-as todas por baixo (acho especialmente justa a 2ª dada a José Avillez, no Belcanto).
Dois dias depois de receber a segunda estrela Michelin para o Belcanto (sendo a primeira vez que Lisboa conquista esta classificação do famoso guia e a primeira vez que um português a recebe), José Avillez estará na SIC Mulher, às 21h15, com o seu novo programa: Combinações Improváveis, que tem já 13 episódios gravados.
O Guia Michelin distinguiu 14 restaurantes portugueses, atribuindo a segunda estrela ao Belcanto e a primeira ao Pedro Lemos, enquanto o São Gabriel recuperou a distinção perdida no ano passado, foi hoje anunciado em Marbella, Espanha.
Depois do Algarve Chefs Week (23 a 30 de Maio), eis que a constelação Michelin vai novamente para estrada para se apresentar a partir de 5 de Junho no The Yeatman, em Vila Nova de Gaia. Entre os nomes confirmados contam-se Dieter Koschina (do Vila Joya) e Erlantz Gorostiza (do MB, em Tenerife)