O “avolumar em alguns pontos do território de pessoas em especial vulnerabilidade” pode gerar “uma sensação de insegurança aos demais”.
“Saudamos naturalmente o acordo e o facto da Europa falar a uma só voz nas questões de Migração e Asilo”, afirmou o gabinete de Ana Catarina Mendes.
Especialistas concordam no facto de que, além de setembro ser uma boa altura para navegar, a crise política e social no Senegal levou a um aumento do número de canoas que chegam às ilhas Canárias provenientes daquele país da África Ocidental.
A rota do Mediterrâneo Ocidental é uma rota irregular a Espanha, tanto por via marítima, ao território continental de Espanha, como por via terrestre, aos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilha no Norte de África.
Entre as grandes questões que marcam o exercício democrático está a migração, especialmente após o naufrágio da passada semana no mar Jónico, o desemprego e o défice comercial.
Suécia considera ‘histórico’ o acordo político em torno do novo Pacto para as Migrações e Asilo. Mas a Polónia, a Hungria, Malta, Eslováquia e Bulgária opõem-se.
Segundo a agência de notícias EFE, a comissão de assuntos constitucionais do Senado italiano irá examinar hoje o projeto de lei dos migrantes do Executivo italiano, que aumenta as penas de prisão para os traficantes de pessoas e complica os trabalhos das organizações não-governamentais (ONG) que resgatam migrantes no mar.
Em 2020, os estrangeiros representavam 6,4% do total de residentes em Portugal, em 2021 passaram a ser 6,8%.
“Concluídos os procedimentos da avaliação de hoje, as equipas atualizam os números para 218 pessoas referenciadas e 62 encaminhadas para alojamentos de emergência”, adiantou o ACM, em comunicado enviado às redações.
“Concluídos os procedimentos da avaliação de hoje, as equipas atualizam os números para 218 pessoas referenciadas e 62 encaminhadas para alojamentos de emergência”, adiantou o ACM, em comunicado enviado às redações.
Aterram em Portugal com a esperança de encontrar uma vida melhor. Acabam sem trabalho, casa ou dinheiro para viver. São 40 os timorenses que, atualmente, ocupam o pavilhão de feiras e exposições de Serpa, por terem sido desalojados. O Nascer do Sol foi a Serpa falar com eles.
Eduardo Cabrita esteve em Bruxelas, na primeira reunião ministerial com a nova Comissão Europeia.
A saída de Viena do pacto mundial acontece depois dos EUA e da Hungria já o terem abandonado
Enquanto os líderes europeus festejavam um acordo tíbio que exportará o problema para África, a guarda-costeira líbia anunciava o afogamento de cem pessoas na travessia para a Itália.
Líderes europeus estiveram acordados até de madrugada para chegar a um acordo manco. Por agora, salvam o bloco.
Tudo aconteceu através de uma publicação nas redes sociais
Durante esta madrugada, o presidente do Conselho Europeu anunciou que os chefes de Estado e de Governo já tinham chegado a acordo sobre a política de migrações.