O PS anda nervoso com a sucessão de polémicas, mas não só. Há um movimento de líderes concelhios que acusa a direção nacional de reter há anos a totalidade das quotas pagas pelos militantes, asfixiando as estruturas locais.
Militantes apelaram às estruturas distritais e regionais que “ajudem a direção a propor novo calendário”.
Moção de estratégia prevê que militantes passem a pagar quotas e que seja criado o estatuto de simpatizante do partido.
Há 46.029 militantes com a quota de novembro válida para votar.
Partido quer marcar “ambição” em ser Governo nas próximas eleições e “corrigir a ideia” de que Coimbra é anti-Chega.
No 48.º aniversário do partido, o secretário-geral realçou a importância dos militantes, homenageou os primeiros autarcas socialistas eleitos em 1976, mas continuou sem largar um piu sobre ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Partido tem quase 50 mil militantes. Só 11,4% têm menos de 40 anos, revela projeto de resolução política.
A candidatura de Montenegro afirma que “o candidato Rui Rio está permanentemente a falar de ética relativamente aos outros” no entanto “pactua com comportamentos inaceitáveis em benefício da sua candidatura”.
Grupo de 26 militantes bateu com a porta e deixou duras críticas ao rumo político do Bloco de Esquerda
O candidato às eleições primárias socialistas António Costa disse hoje, em Ovar, que os militantes “estão a falar de uma forma muito clara”, reagindo aos resultados já conhecidos das eleições para as federações do partido.
António Galamba, candidato à Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS, envolveu hoje o candidato às primárias socialistas António Costa em acusações de “pagamentos a militantes em massa inscritos na mesma morada” naquela estrutura.
A Polícia Judiciária (PJ) já ouviu mais de 1.400 pessoas no caso dos falsos militantes do PS em Coimbra.
O ex-candidato presidencial Manuel Alegre apelou hoje ao secretário-geral do PS e aos dirigentes “históricos” socialistas para que ponham imediatamente fim ao “delírio persecutório” de expulsões no PS/Coimbra e aos métodos “inquisitoriais e estalinistas” contra militantes.
O fundador do PS António Campos vai pedir a refiliação de todos os militantes do PS/Coimbra devido ao caso dos falsos militantes que remonta a 2011. E, ainda, a suspensão das eleições para a Federação.
Cristina Martins, a militante de Coimbra que denunciou o caso dos falsos militantes – um processo que está a ser investigado pela Justiça -, foi expulsa do PS.