Maputo registou este domingo o primeiro dia sem tumultos, após três dias consecutivos de manifestações
Montenegro desconhece qualquer queixa de um militar contra Rangel e diz que caso foi criado à “boleia de imprecisões, de incorreções em notícias”.
Subida de 200 euros terá efeitos imediatos, restantes 100 serão repartidos anualmente: 50 em 2025 e outros 50 em 2026.
Ministro diz que “nestes próximos dias, talvez nestas próximas semanas” Governo deverá reunir
“A disponibilidade de Portugal é imediata”, disse o ministro da Defesa, Nuno Melo.
Após o golpe de Estado que derrubou o presidente eleito Mohamed Bazoum o novo regime militar exigiu rapidamente a saída dos militares da antiga potência colonial, França, e aproximou-se da Rússia.
“Isso não passa por discursos, passa por atos concretos”, rematou o ministro da Defesa.
Os mandatários admitem puder levar o caso a Tribunal Europeu.
A duração da suspensão irá variar “entre 10 e 90 dias, consoante a responsabilidade decorrente da categoria, posto e antiguidade de cada militar, entre outras circunstâncias”, explica a Marinha.
O chefe de Estado falava à margem das cerimónias comemorativas do 106.º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente.
Os 20 elementos, que integram a tripulação da lancha de patrulhamento costeiro “bojador”, serão enviados para a zona de Almería, em Espanha.
As manobras envolvem 110 sistemas de armamento diferentes, da Coreia do Sul e dos EUA, bem como tanques KA12, veículos blindados como o K-600, caças A-10 e sistemas de artilharia.
A mensagem chefe do Governo foi transmitida em vídeo e publicada nas contas do primeiro-ministro, nas redes sociais, no Portal e no canal do Youtube do Governo.
Em debate, Francisco Proença Garcia, professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, com várias obras publicadas na área militar e geopolítica, e Marcos Perestrelo, ex-secretário de Estado da Defesa dos governos de António Costa e de José Sócrates, jurista e deputado. Pode ouvir este podcast todas as semanas no site amanhã.pt ou nas…
Estado de saúde dos oito tripulantes ainda não é conhecido
Já todos morreram, mas os seus nomes ficam para a História como indissociáveis do período que começou no 25 de Abril de 1974, o Dia da Liberdade e da Revolução dos Cravos, e acabou no 25 de Novembro de 1975, o Dia da Democracia, em que o país se livrou da “ditadura de esquerda”.
Entre os que querem mais meios e os que defendem que as FA precisam de mudar de vida, os três ramos vivem dias difíceis.
Militares deram entrada no hospital por volta da uma da manhã e saíram pouco depois.