A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público termina hoje, com mais de 45 mil candidaturas entregues até ao final de quinta-feira, de acordo com dados do Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Cerca de 500 crianças até aos 4 anos vão participar num projecto-piloto de “serviços educativos de qualidade”, anunciou hoje o Ministério da Educação, admitindo alargar a oferta caso se revele vantajosa.
A greve dos trabalhadores não docentes deverá afectar hoje centenas de escolas em todo o país, de acordo com estimativas avançadas à agência Lusa esta semana pelos sindicatos do sector, que responsabilizam o Ministério da Educação.
Não é possível dizer quantos alunos estão neste momento sem todos os professores. Mas são muitos e estão a preocupar os pais. A Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap) exige, por isso, ao Ministério da Educação e Ciência que resolva, “com urgência e de uma vez por todas”, o problema da colocação de professores.
O advogado João Pedroso alegou hoje que “perdeu 70 mil euros” com o contrato assinado com o Ministério da Educação, admitindo que o “trabalho descarrilou por motivos pessoais” no verão de 2007.