Segundo o coordenador do grupo parlamentar socialista na Comissão de Defesa Nacional, o PS quer a audição para breve.
Para os bloquistas, há “duas questões que importa esclarecer” sobre as suspeitas de uma rede criminosa de tráfico de diamantes, ouro e estupefacientes de militares portugueses na República Centro-Africana.
O Presidente da República não recebeu informação sobre o caso devido a “pareceres jurídicos”, que entenderam que “não devia haver comunicação a outros órgãos, nomeadamente órgãos de soberania, Presidência da República ou parlamento”.
Marcelo confirmou que António Mendes Calado “mostrou disponibilidade para prescindir de parte do tempo e permitir que os seus camaradas acedessem à sua sucessão antes de deixarem o ativo”, mas que essa saída não seria agora.
Em causa está a intenção do Governo de propor ao Presidente da República a exoneração do Chefe do Estado-Maior da Armada.
O presidente do PSD diz estar surpreendido por ainda ninguém na hierarquia militar ter sequer apresentado a demissão na sequência do roubo de material de guerra em Tancos, Santarém
O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, autorizou a compra de 47 veículos militares, num processo que se vai alargar até 2023.
O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, que está de visita à Madeira, considera que Espanha não tem razão para reclamar, junto das Nações Unidas, a soberania das ilhas Selvagens.