Governo “não conta com o BE para impor o aeroporto contra as populações”, disse Catarina Martins.
Análise ao programa Negócios da Semana da SIC Notícias de 29/01/2020, onde esteve o ministro Pedro Nuno Santos.
O aeroporto do Montijo apresenta-se, hoje, como a única solução que responderá em termos de custos, eficácia e competitividade a um problema que se arrasta desde há mais de 50 anos, defendem.
Há mais de cinquenta anos que se discute a construção de um novo aeroporto que sirva a metrópole de Lisboa e a região que polariza.
João Gomes Cravinho explica que a saída da Força Aérea da base nº6 irá implicar a transferência dos helicópteros para a base aérea de Sintra e dos aviões de treino Épsilon para a base de Beja.
Para que a construção da infraestrutura aeroportuária avance, é necessário tomar certas medidas ambientais para compensar os possíveis danos causados na área, o que envolve um investimento de 48 milhões de euros.
Circulação condicionada no sentido Almada-Montijo.
Detido é também suspeito de violência doméstica noutros processos.
Organização fala de um aumento do ruído, da poluição atmosférica e da necessidade de preservação da segurança de pessoas e bens.
Movimento cívico opõe-se à construção do aeroporto na Base Aérea n.º 6, no Montijo
Da Ota, a Alcochete até acabar no Montijo. Discussões começaram no Governo de Sócrates e ainda se mantêm no de António Costa.
Promotores do estudo garantem que esta solução é mais barata do que a do Montijo, conta com melhores acessos e é capaz de gerir 75 milhões de passageiros.
Francisco Ferreira, da Zero, diz que DIA abre ‘caixa de pandora’ e não descarta providência cautelar. BE quer estudo para a Portela.
48 milhões em medidas de mitigação poderão ser usados para renegociar com o Governo, mas não retiram interesse do grupo na localização. Seguem-se os projetos de execução.
Algumas das medidas propostas na DIA referem que serão proibidos voos entre a meia-noite e as seis da manhã e o pagamento de uma taxa de 4,5 euros por cada movimento aéreo para um fundo ambiental.
A consulta pública do Estudo de Impacto Ambiental termina hoje.
Para a ANA “é a solução mais rápida e sem custos para os contribuintes” e assume apoiar intervenções nas casas afetadas pelo ruído.
Além da vítima mortal, o acidente causou um ferido grave