“Não foi evitada a deterioração da situação financeira e comercial, não foi estabilizado o seu valor financeiro e operacional e não foram salvaguardados postos de trabalho”, diz auditoria.
Há mais de vinte anos Costa dizia numa entrevista que já nenhum partido socialista europeu acreditava que as nacionalizações eram instrumentos adequados “à execução da sua política”.
O acordo entre o privado e o Estado chegou na reta final das negociações, com a nacionalização da companhia aérea pronta a ser aprovada pelo Governo. O empréstimo do Estado de até 1,2 mil milhões do Estado à TAP fica disponível para “salvar” a companhia aérea.
As declarações foram feitas após as cerimónias oficiais que assinalaram a reabertura da fronteira entre Portugal e Espanha, onde esteve acompanhado pelo seu homólogo espanhol, Pedro Sanchéz.
Para o chefe de Estado deixar cair a companhia aérea “não é uma hipótese que sirva os portugueses”.
O primeiro-ministro já tinha admitido a possibilidade de a rede SIRESP vir a ser nacionalizada.
Solução para o antigo BES divide os sociais-democratas. Rui Rio admite nacionalização temporária
O Governo está a estudar a nacionalização do Novo Banco. Mas a solução que reúne cada vez mais apoios pode ser complicada de pôr em prática. Há obstáculos sérios pelo caminho.
Regulador foi apanhado de surpresa pelas declarações de apoio à nacionalização vindas do PS e tentou mesmo saber até que ponto traduzem a posição do governo neste dossiê
Já a Associação Portuguesa de Bancos admite apoiar a nacionalização da instituição financeira.
Os custos com a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN) ascenderam a 2,2 mil milhões de euros no final de 2013, de acordo com o Tribunal de Contas.