“Viabilizo, mas não voto favoravelmente”, afirmou a antiga representante do PAN.
Este aumento é justificado através da aquisição de ventiladores e outros equipamentos de cuidados intensivos no âmbito do novo coronavírus.
Os importadores de carros usados da União Europeia defendiam, há muito, alterações ao ISV paraautomóveis importados. Comissão Europeia levou Portugal ao Tribunal de Justiça devido a esta questão.
Medida entra em vigor a 1 de dezembro e só diz respeito a alguns escalões de consumo.
Foi o primeiro Orçamento de Costa aprovado apenas com os votos a favor do PS. Debate ficou marcado pela descida do IVA da luz. PCP, CDS e PAN salvaram o Governo.
Para já, pelo caminho ficou a redução do IVA da eletricidade – que vai ter de esperar pelo Ok de Bruxelas. Mas conte com propinas mais baixas, aumento extra das pensões, fim dos ‘vistos gold’ em Lisboa e Porto e muito mais.
Marcelo Rebelo de Sousa afirma que a sua única preocupação é que “a lei chegue a Belém e que seja possível ter o orçamento a ser aplicado o mais rapidamente”.
De acordo com as contas do Ministério das Finanças, as propostas das coligações negativas aprovadas no Parlamento vão custar 40 milhões, mas não afetam excedente de 0,2% do PIB.
Todas as propostas, elaboradas pelo BE, PCP, PAN, CDS-PP e Chega, que previam a atribuição de um subsídio foram chumbadas.
O IVA continua a ser cobrado a 23%.
A decisão do partido surge depois do PCP e do CDS terem anunciado que iriam abaster-se na votação, o que deixava a aprovação da proposta comprometida.
Também o PCP anunciou, esta quarta-feira, que se vai abster na proposta do PSD.
A proposta do PSD prevê o adiamento da nova taxa de IVA para a eletricidade para 1 de outubro e uma perda de receitas estimada em 98 milhões de euros, compensada por cortes nos gabinetes ministeriais um ajustamento ao saldo orçamental.
Após o alargamento do programa de gratuidade até ao sexto ano, em 2019, a taxa de reutilização dos livros ultrapassou os 50%.
“Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!”, pode ler-se, na publicação feita pelo líder do Chega e que deu origem ao voto.
Uma das propostas de alteração ao OE2020 elaboradas pelo partido quer criar condições para o património das ex-colónias ser identificado, reclamado e devolvido.
Assembleia da República 1292 propostas de alteração ao documento. Número é recorde.
Com este objetivo, o partido, liderado por Rui Rio, pretende abranger a oferta dos manuais escolares a alunos do ensino privado, cujas famílias também apresentam dificuldades financeiras