Quanto mais um Estado for protecionista, mais difícil será financiá-lo.
Chefe de Estado dá luz verde ao orçamento “tendo presente as preocupações sobre a imprevisibilidade da economia internacional”.
Economista diz que falta de medidas contribui para que SNS continue a “degradar-se” e leva portugueses “a sofrerem devido à passividade e incapacidade do Governo”.
Maiores empresas portuguesas saúdam a sustentabilidade das contas públicas, mas alertam para vários problemas no Orçamento do Estado.
Só alterações entregues pelos partidos foram 1 800, atingindo este ano um número recorde. Mas poucas viram a luz do dia. Economistas ouvidos pelo Nascer do SOL dividem-se entre documento prudente e pouco atento às medidas sociais. Mas não têm dúvidas: vem aí um Orçamento retificativo.
Livre e PAN abstiveram-se. Restantes partidos votaram contra.
Mas reconhece que “fez progressos limitados à parte estrutural das recomendações orçamentais e convida autoridades a acelerar os progressos”.
PAN, Livre e PSD com propostas de alteração ao OE aprovadas pela maioria socialista.
PCP queria subida para nove euros e Chega para 7,5 euros.
Penalização prevista no Orçamento do Estado irá incidir sobre investimentos inferiores a um ano, ‘mas no pior dos casos, deixamos de ter investimentos a curto prazo’.
Sociais-democratas justificam que a missão da EMEPC ainda não foi totalmente cumprida.
Para Associação dos Profissionais da Guarda, um polícia em início de carreira deve ganhar “no mínimo mil euros”.
A novidade foi dada por Manuel Pizarro na audição conjunta nas comissões parlamentares de Orçamento e Finanças e Saúde, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2023.
No Orçamento de Estado para 23, a Direita, a quem o Orçamento muito deveria servir, está a favor de medidas que já falharam em Inglaterra, e contra o acordo que os Mercados fizeram, através dos seus representantes patronais, com o Governo.
O ministro da Educação acredita que o “crescimento do Orçamento acontece ao mesmo tempo que há um decréscimo significativo de alunos no sistema”, mas os professores continuam descontentes. O que se passa?
O Fórum para a Competitividade considera que o Governo está excessivamente otimista quanto às previsões do PIB e da inflação, previstas no Orçamento, que diz ter falta de foco no aumento da produtividade, diz na sua nota de conjuntura.
É de notar que este valor é inferior ao que foi registado no mesmo período do ano passado.
‘Quanto mais flexível, melhor, para acompanhar a imprevisibilidade da situação’, alertou Marcelo, numa altura, em que o excedente orçamental atingiu 5.253 milhões até setembro.
Costa conseguiu aprovar “um bom instrumento” com dois aliados. Nas restantes bancadas não faltaram ataques ao diploma da “ilusão”.