olhar-ao-centro



  • As licenciaturas de medicina em Portugal

    Há quem diga que quem se mete com os médicos ‘leva’. Não sei se é assim. O que sei é que muitos médicos reconhecem a falta de médicos em Portugal, e que a solução passa também por aumentar o número de vagas e o número de faculdades, inclusive privadas

    As licenciaturas de medicina em Portugal

  • Por um PSD forte e liderante nas autarquias locais

    Além disso, o PSD sempre foi forte e próximo na sua relação com os portugueses(as) em geral, assumindo-se como o partido político mais próximo e mais sintonizado com os portugueses de todas as idades e de todas as condições sociais.

    Por um PSD forte e liderante nas autarquias locais

  • Portugal: os consumos patrióticos fazem sentido?

    Desde os idos tempos de António Salazar, em que se procurava estimular o consumo do vinho português porque dava emprego a mais de um milhão de portugueses (!), até a exemplos mais recentes sobre a importância de os portugueses fazerem férias ‘cá dentro’.

    Portugal: os consumos patrióticos fazem sentido?


  • CRESAP: uma agência de emprego público?

    A CRESAP nasceu de boas intenções. De bons propósitos. Permitiu alguns ganhos. Talvez uma nova cultura e ética políticas. Mas julgo que, neste momento, está a esgotar o seu papel. Deve ser repensada. Para corrigir alguns dos seus bloqueamentos. Alguns dos seus equívocos.

    CRESAP: uma agência de emprego público?

  • As utopias modernas e o choque com a realidade

    As utopias ditas ‘modernas’ têm exagerado no combate e na procura obsessiva de desestruturação de tudo o que é normal.

    As utopias modernas e o choque com a realidade

  • Testemunho do que vivi no meio do caos

    São muitas as causas. São muitos os culpados. Têm de se retirar as devidas consequências. É o tempo da justa revolta dos prejudicados. Mas é também o tempo certo para a culpa não morrer solteira. Temos de ter rostos. Passou tempo demais. Numa democracia adulta, a responsabilidade política não se esconde

    Testemunho do que vivi no meio do caos

  • A extrema-esquerda e a propriedade privada

    Na campanha das eleições autárquicas pouco ou nada se discutiram temas de relevância autárquica, como é o caso da alteração ao regime jurídico do alojamento local, vigente desde 2014. Nomeadamente, a sua importância para as cidades. E se o alojamento local é uma maldição ou uma solução milagrosa para a atratividade e a competitividade turística…

    A extrema-esquerda e a propriedade privada


  • O voto no PSD

    Finalmente, estou convicto de que, se estas eleições tivessem sido mais autárquicas e menos nacionais, partidos como o PSD mostrariam ainda melhor aos portugueses que têm muitos bons autarcas (nos três ‘países’: o das cidades, o do litoral e o do interior), e candidatos, equipas e programas muito centrados nos seus territórios e nas suas…

    O voto no PSD

  • Erros da saúde privada

    Alerta que tem que ver com a necessidade de termos cuidado com estabelecimentos de saúde privada, abertos e autorizados para prestarem cuidados de saúde, mas que cometem erros perigosos. E porque faço este alerta? É simples. Porque senti na pele a prestação de deficientes serviços de saúde por parte de um estabelecimento privado.

    Erros da saúde privada

  • Imigração – A apropriação indevida do PS

    «Em política a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades». Alexis Toqueville Em entrevista ao DN, a secretária de Estado socialista, Graça Fonseca, a propósito das matérias atinentes à imigração e às minorias étnicas, referiu que foi o PS, quando era Governo, quem criou em 1995 o Alto Comissariado para a Imigração…

    Imigração – A apropriação indevida do PS

  • Portugal – capital do Islão esclarecido e pacífico?

    Crítico do choque das civilizações, o príncipe Aga Khan é defensor e estimulador de um Islão esclarecido, em detrimento de um Islão ignorante e radical. É um defensor do Islão pacífico, condenando todas as interpretações e ações radicais, não confundindo tolerância com indiferença

    Portugal – capital do Islão esclarecido e pacífico?


  • CR7: Uma marca portuguesa global

    Num mundo cada vez mais globalizado, onde a atratividade e a competitividade dos países se medem também pelas suas marcas e ícones com impacto positivo global, Portugal tem em Cristiano Ronaldo, neste momento, talvez a sua marca mais conhecida.

    CR7: Uma marca portuguesa global

  • Europa – política externa ou política doméstica?

    Cada vez mais a UE se parece com um gigante económico com pés de barro e com um anão político que o quer disfarçar usando sapatos altos.

    Europa – política externa ou política doméstica?

  • PSD – 43 anos de vida

    «Nenhum Governo pode ser sólido por muito tempo se não tiver uma oposição temível e popular». Benjamim Disraeli E assinala essa data com uma iniciativa partidária (jantar comemorativo) no distrito de Leiria, concelho de Pombal. Um território laranja inspirador, porquanto verdadeira e coerentemente social-democrata, que nunca foi permeável a derivas liberais exageradas. Este aniversário decorre…

    PSD – 43 anos de vida

  • Cartão amarelo de França à Europa

    A França é a mais aristocrática das repúblicas europeias.

    Cartão amarelo de França à Europa


  • A integração de pessoas sem abrigo

    É muito importante, sendo este um desafio nacional que pode ser vencido pela sociedade portuguesa, que para além dos bons propósitos, se vá mais longe nos objetivos pretendidos».                                Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa   A Assembleia da…

    A integração de pessoas sem abrigo

  • A Banca em Portugal

    O endeusamento da banca por pessoas de várias idades e condições sociais marcou durante anos a vida nacional.

    A Banca em Portugal

  • Os lesados das obras e da propaganda

    «Podes enganar algumas pessoas o tempo todo e toda a gente durante algum tempo, mas não consegues enganar toda a gente»                                                 Abraham Lincoln   O chumbo do Tribunal de Contas ao empréstimo de 100 milhões de euros solicitado pela Câmara de Lisboa ao BEI, para concretização do plano ‘Lisboa XXI’ — anunciado em Outubro…

    Os lesados das obras e da propaganda