O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) recebeu hoje um terceiro pedido de habeas corpus destinado à libertação urgente do ex-primeiro-ministro José Sócrates, disse à agência Lusa fonte daquele tribunal superior.
Os donativos que José Sócrates e Carlos Santos Silva deram à campanha de António Costa durante as eleições primárias para a liderança do PS – revelados na semana passada pela revista Visão – integram o conjunto de provas recolhidas no processo da Operação Marquês. Na óptica da investigação, esses donativos e a forma como a…
O histórico socialista Manuel Alegre considerou hoje que José Sócrates “não é mais nem menos” do que outro cidadão e defendeu que o ex-primeiro-ministro tem direito “à presunção de inocência” e “a não ser julgado na praça pública”.
Um cidadão solicitou ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de ‘habeas corpus’ para o ex-primeiro-ministro José Sócrates, divulgou hoje a SIC Notícias.
Os investigadores suspeitam da existência de uma fuga de informação que terá permitido a José Sócrates saber com antecedência que estava em curso uma operação para apurar a origem do seu património financeiro e imobiliário.
O ex-procurador-geral da República Pinto Monteiro considerou hoje que as informações sobre a detenção de José Sócrates só eram conhecidas por “quem conhece a investigação” e que devem ser apuradas “as claras e demonstradas” violações do segredo de justiça.
A fortuna de 20 milhões de euros que os investigadores da Operação Marquês julgam ter sido acumulada por José Sócrates enquanto assumiu responsabilidades no Governo terá sido, em parte, o produto de comissões ilegais recebidas em contratos realizados entre o grupo Lena e o Estado – apurou o SOL de fontes conhecedoras do processo judicial…
José Sócrates reagiu pela primeira vez desde a sua detenção. Da prisão de Évora, o ex-primeiro-ministro enviou uma curta declaração escrita à TSF para se defender de acusações que considera “absurdas, injustas e infundamentadas”.
O Presidente da República respondeu hoje a perguntas sobre a detenção de José Sócrates, considerando que as “instituições democráticas estão a funcionar com toda a normalidade”, acrescentando que não considera que a imagem de Portugal fique afectada pelo caso.
‘São sempre vocês a lixar isto tudo’, disse Mário Soares aos jornalistas, visivelmente indignado, à saída da prisão de Évora onde esteve a visitar José Sócrates. ‘São os tipos que estão por detrás da Justiça’ que provocaram esta situação, considerou Soares, criticando que o ex-primeiro-ministro tivesse sido tratado como ‘um malandro, que nem foi ainda ao…