Eugénio Rosa garante que operadores “mais agressivos, com maior poder e capacidade aproveitavam os códigos abertos, em que não havia limites, para faturar preços mais elevados, obtendo assim lucros excessivos”.
A Deco considera esta atuação dos operadores de telecomunicações “uma clara violação dos direitos dos consumidores em matéria de proteção de dados”. A entidade de defesa do consumidor aconselha os clientes a apresentarem as suas reclamações junto dos operadores e, simultaneamente, denunciarem a situação junto da Anacom e da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
Instituições bancárias, correios, operadoras, gasolineiras e seguradoras são alguns dos serviços que estão a aplicar várias medidas com o principal objetivo de proteger trabalhadores e clientes da propagação da Covid-19.
Porto de Setúbal está paralisado desde 5 de novembro
A Anacom tem a decorrer um processo contra quatro operadores de telecomunicações por terem subido os preços dos seus serviços no final do ano passado sem avisarem os clientes que poderiam rescindir os contratos sem penalizações caso discordassem das alterações contratuais.