opus-dei



  • Detentores de cargos públicos obrigados a revelarem se são maçons

    Ao contrário do que foi noticiado, pertencentes ao Opus Dei não terão que se expôr: por chocar com a liberdade religiosa prevista na Constituição.

    Detentores de cargos públicos obrigados a revelarem se são maçons

  • Maçonaria arrasa proposta do PSD

    PSD quer obrigar políticos a declarar ligações a associações como a maçonaria. Grão-mestre do GOL reagiu de imediato e escreveu a Marcelo, Ferro e Costa a alertar para inconstitucionalidade.

    Maçonaria arrasa proposta do PSD

  • PSD quer obrigar políticos a declarar que pertencem à Maçonaria

    Parlamento discute proposta para que políticos sejam obrigados a declarar as associações a que pertencem.

    PSD quer obrigar políticos a declarar que pertencem à Maçonaria

  • Opus Dei atira sobre Maçonaria

    Opus Dei distancia-se da Maçonaria na semana em que o PAN apresentou um projecto de lei para que os políticos declarem a ligação a ‘organnizações de caráter discreto’. 

    Opus Dei atira sobre Maçonaria

  • O novo líder do Opus Dei já surpreendeu

    O Opus Dei, com 1500 membros em Portugal, elegeu esta semana um novo dirigente máximo. Fernando Ocáriz já surpreendeu. 

    O novo líder do Opus Dei já surpreendeu


  • Morreu o líder do Opus Dei

    D. Javier Echevarría morreu devido a uma insuficiência respiratória.

    Morreu o líder do Opus Dei

  • O fim dos segredos da maçonaria e do Opus Dei

    Através de documentos internos e relatos de atuais e ex-membros, o livro O Fim dos Segredos, da jornalista do SOL Catarina Guerreiro, revela tudo o que se passa no interior das duas sociedades secretas mais poderosas de Portugal.


  • O saco cheio de dinheiro

    “Meus irmãos, vai circular o tronco da viúva”. O anúncio é feito pelo líder, quando a sessão se aproxima do fim. Um dos maçons, o que tem a função de hospitaleiro, pega num pequeno saco preto de pano e fá-lo passar por todos. Cada um, quando chega a sua vez, tira a luva e com…

    O saco cheio de dinheiro

  • Aventais e togas

    Com todos os maçons dentro do templo, de pé e em frente ao respetivo lugar, entra por último o venerável. Ouve-se uma música exaltante, com instrumentos de sopro. Um dos maçons segura na mão esquerda do líder e leva-o até ao altar. Aqui, o chefe da loja agarra numa das pontas da bandeira portuguesa, que…

    Aventais e togas

  • A vida nas lojas maçónicas

    (…) Em todas as sessões, à entrada das salas, há sempre duas colunas. E, ao fundo, três degraus dão acesso a um estrado, onde está a cadeira e a mesa do líder, com uma espada flamejante e um candelabro.

    A vida nas lojas maçónicas

  • Os segredos e juramentos dos aprendizes, companheiros e mestres

    “Não sei ler nem escrever, só soletrar. Dá-me a primeira letra que eu dou-te a seguinte.” Este é um código secreto de reconhecimento entre os maçons. Quando um deles suspeita que uma outra pessoa é da maçonaria, e lhe quer dizer, sem que mais ninguém perceba, que também é da irmandade, lança esta frase. O…

    Os segredos e juramentos dos aprendizes, companheiros e mestres

  • Orações e mortificações

    As obrigações religiosas e de formação espiritual são tantas que o Opus Dei distribui mensalmente a todos os membros uma pequena folha com um quadro, onde estão assinalados os dias do mês e ao lado todas as tarefas a cumprir, como as orações a fazer, as conversas a ter e as práticas religiosas a seguir.

    Orações e mortificações

  • A vida nas residências e centros

    Quer nas casas dos homens, quer nas das mulheres do Opus Dei dorme-se sempre em quartos individuais ou triplos. Nunca há quartos duplos.

    A vida nas residências e centros

  • A carta, o primeiro contrato e o testamento

    Quando chegou ao notário público em Viseu, percebeu que o funcionário olhava surpreendido para ela, que com apenas 27 anos estava ali para autenticar o seu testamento. O conteúdo do documento parecia ainda mais estranho. Estipulava que queria ser sepultada toda nua, só com um lençol branco a envolvê-la. E não tinha outra saída. Carla…

    A carta, o primeiro contrato e o testamento

  • ‘Nada parece ter sido investigado no Santa Maria’

    Miguel Oliveira e Silva, o ex-director clínico do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que abandonou o cargo em Fevereiro, após denunciar alegados conluios e falta de transparência em alguns serviços, diz que o polémico estudo da Fundação Soares dos Santos ­ sobre a instituição – que fala de ligações à maçonaria, ao Opus Dei…

    ‘Nada parece ter sido investigado no Santa Maria’