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  • Júlio Dantas, o Dantas e os dantinhas

    55 anos (acabados de completar) depois da morte de Júlio Dantas (1876-1962) e mais de um século passado sobre o Manifesto Anti-Dantas, ao sopro do seu nome continua a erguer-se um boneco saído do molde onde Almada verteu irreverência nunca vista e o veneno destrutivo de uma geração que tinha pressa.

    Júlio Dantas, o Dantas e os dantinhas

  • Regresso ao Futuro: ao lado das máquinas e na frente de todas as guerras

    O futurismo italiano marcou a eclosão das vanguardas históricas no século passado, e na sua exaltação da tecnologia, da juventude e da violência, influenciou de forma profunda as artes em todo o mundo e o próprio modernismo português

    Regresso ao Futuro: ao lado das máquinas e na frente de todas as guerras

  • Almada Negreiros. Múltiplo e Uno.

    Figura maior do Primeiro Modernismo e da vida cultural portuguesa, seguramente uma das mais dinâmicas e criativas do século XX, Almada Negreiros não nasceu para satisfazer os gostos da sociedade burguesa da Primeira República, mas para abalar, com agressão e espectacularidade futuristas, a mentalidade artística do seu país (natural de S. Tomé e Príncipe, dizia-se…

    Almada Negreiros. Múltiplo e Uno.

  • Uma viagem à volta do gigantesco olhar de Almada Negreiros

    Inaugura-se hoje uma ampla retrospectiva do grande modernista português que, contando com mais de quatro centenas de trabalhos, muitos deles inéditos, consegue captar a diferença que fez de Almada um “poliglota das artes”, alguém que ainda hoje protesta contra todas as formas de fazer dele uma figura do passado

    Uma viagem à volta do gigantesco olhar de Almada Negreiros