O reitor do Seminário dos Olivais é o responsável pelos futuros padres de Lisboa, Fátima, Santarém, Funchal, Aveiro, Portalegre e Castelo Branco, e admite que ‘nalgumas dioceses, o número de ordenações tem vindo a diminuir drasticamente’.
D. José Ornelas concorda com a bênção a casais recasados ou do mesmo sexo. Mas há quem recuse.
Exige que os padres recuperem o seu bom nome e fez queixa na Comissão de Proteção de Dados contra o estudo da Comissão Independente.
Foi pedido que bispo “continue a exercer o direito de vigilância em relação ao respetivo sacerdote”.
Constavam oito suspeitos na lista da Arquidiocese, três já tinham morrido, um já tinha sido suspenso e outro foi agora afastado preventivamente. Estes dois casos dizem respeito a denúncias reveladas pelo Nascer do Sol em setembro do ano passado.
“O que se esperava era um bocadinho mais do que simplesmente uma assunção de responsabilidades e um pedido de desculpas”.
“Bispos encobridores, a existirem, retirem-se de funções” e “Todos os abusadores que estejam atualmente ao serviço da Igreja sejam suspensos com caráter preventivo sempre que haja indícios minimamente credíveis sobre abusos”, são algumas das diretrizes que os signatários de uma carta aos dirigentes do clero querem ver impostas.
Nasceu em 1968 e com 25 anos foi ordenado sacerdote. Não gosta de ser apelidado de conservador e nesta entrevista fala sobre os sacrifícios que alguns católicos se autoinfligem e explica por que não os condena. Não se escandaliza com o fim do celibato dos padres, mas é contra a ordenação das mulheres.
Serão instaladas 150 estruturas no Jardim Vasco da Gama, em Belém.
“Enfraquece a alma. O diabo entra por ali e enfraquece o coração”.
“Estaria mais descansado se houvesse uma partilha permanente das denúncias a cada diocese pela Comissão Independente”, afirmou Américo Aguiar.
Depois das notícias sobre encobrimento de casos de abusos pelo Patriarca de Lisboa, que levaram D. Manuel Clemente a pôr o lugar à disposição do Papa Francisco numa audiência no Vaticano, padres e diáconos de Lisboa saíram em defesa pública do Patriarca.
Várias questões se impõem: Como é que a vida extraterrestre mudaria a perceção de Deus? Qual seria o impacto por exemplo na história da criação bíblica? Será que as religiões teriam de mudar a sua doutrina?
Líder da comissão que denunciou abusos na Igreja em França defende criação de comissões independentes em todos os países e o lançamento de “campanhas de verdade” que investiguem os abusos contra menores e violência sexual em todas as esferas.
Há quase uma semana, os cinco padres disponibilizaram nas redes sociais e no site oficial da Arquidiocese os seus números de telefone para fazer atendimento espiritual todos os dias, a partir das 10h00 até às 22h00.
Quebra de receitas na origem da medida da Diocese de Angra, nos Açores.
Proposta havia sido apresentada em outubro do ano passada por bispos latino-americanos.
Caso ocorreu em Gdansk, uma cidade situada no norte da Polónia.
Portugueses conquistaram, pela quarta vez, o título esta quinta-feira