“Postigo” foi a palavra mais pesquisada, “por razões relacionadas com as regras para o comércio durante o confinamento.”
Um colégio em Nova Iorque e uma universidade no Reino Unido querem proibir, ou pelo menos desencorajar, palavras como irmão, mulher ou idoso e criaram guiões de linguagem. Tudo em nome da inclusão e igualdade.
Mais de 23 milhões de pesquisas foram feitas no dicionário Priberam no primeiro mês de 2021.
Presidente da AR diz que adiamento das eleições presidenciais não era “compreensível” e diz que o voto é uma resistência “contra o vírus e o medo, e contra os que deles se querem aproveitar”. Nem todos concordaram com as palavras de Ferro Rodrigues, que é já um dos assuntos mais falados no Twitter.
Ano foi definido pelos acontecimentos que dominaram a atualidade nacional e internacional de janeiro a dezembro.
É fácil observarmos esta verdade, em nós, nos outros, no mundo à nossa volta. É a mudança que faz de nós aquilo que somos.
É o jogo de palavras mais famoso do mundo e completa agora sete décadas. Ao longo do tempo, tornou-se num dos jogos com maior sucesso – até porque atravessa gerações – e está em constante atualização: cada vez que uma palavra nova surge, entra no vocabulário do Scrabble.
A Google criou uma plataforma que permite interagir com os mais de 100 mil livros disponíveis através da relação entre as palavras
A Porto Editora está a dinamizar a nona edição da eleição da palavra mais marcante do ano. Para o politólogo António Costa Pinto, a lista de finalistas reflete o mediatismo dos acontecimentos ao longo do ano
A escolha de palavras para a descrição dos perfis das redes sociais, são determinantes para uma boa primeira impressão online
Hoje, qualquer pessoa consegue manter-se informada sobre tudo o que se passa no mundo através de um simples clique: seja para mudar de estação na rádio, para ligar a televisão ou abrir uma nova página na Internet. No entanto, o vocabulário usado pode ser difícil de entender, daí que muitos recorram a dicionários para perceberem…
O dicionário Priberam resumiu o ano de 2016 em palavras, identificando as palavras mais procuradas, em cada mês, neste ano.
Já ouviu falar na palavra ‘cabídeo’? E no termo ‘cardapiar’? Talvez na expressão ‘acne postal’?… Bom, se calhar não. Isto porque são todas Novas Palavras Novas.
Em Portugal jogamos muito com as palavras. Talvez seja assim em todo o lado, não o sei. Em Portugal prendemo-nos com palavras para não discutir os conteúdos. No fundo os jogos de palavras são jogos de espelhos, que escamoteiam e distorcem a realidade ou, melhor, que nos impedem de enfrentar a realidade. Alguns exemplos ocorrem-me…
A New York Magazine fez um artigo onde explica o porquê de muitas pessoas – a maioria do sexo feminino, segundo a mesma publicação – acrescentar letras às palavras quando manda mensagens de um telemóvel. Baseado na língua inglesa e num artigo do site Atlantic, o texto mostra algumas razões para se acrescentar certas letras…