Valor de compra da obra ficou ainda longe do recorde para a artista nascida em Lisboa.
A Casa das Histórias destacou algumas das obras apresentadas na exposição, nomeadamente, “Noite” (1954), “Batalha de Alcácer-Quibir” (1966), “O cerco” (1976), “Os Amantes” (1982), “Madame Butterfly” (c. 1985), “Branca de Neve no cavalo do Príncipe”, (1995), “Príncipe Porco e a sua primeira noiva” (2006).
Fundação lisboeta assinala um ano da morte da artista com duas obras de períodos muito distintos. O Banho Turco e Anjo vão estar expostas pela primeira vez desde a sua aquisição pela Gulbenkian em fevereiro de 2022.
Tinha uma base de licitação entre os 150 mil euros e os 200 mil euros.
A exposição ‘Quem conta um conto…’, inaugurada na sexta-feira no Museu de Serralves, é a primeira exposição que revistita a artista, depois do seu falecimento a 8 de junho deste ano.
‘Não percebo o motivo pelo qual estão a fazer isto’, diz, ao Nascer do SOL, Nick Willing, um dos filhos de Paula Rego, desmentindo a eventualidade de a Casa das Histórias estar em risco. Tal como Carlos Carreiras fizera no i, a 27 de julho.
Paula Rego foi importante por ter sido feminista? Ou por ter lutado a favor do aborto? Não! Paula Rego é importante porque era uma grande, enorme pintora.
O funeral da pintura portuguesa, que morreu aos 87 anos, vai ser realizado no dia 30 de junho.
Pintora morreu dia 8 de junho, aos 87 anos.
A exposição contém obras da coleção iniciada em 2009 e reflete parte do percurso criativo de Paula Rego, apresentando peças nunca antes mostradas publicamente, que estarão espalhadas ao longo de sete salas.
Pintava aquilo que lhe doía e arranhava. Dizia que o medo vivia consigo todos os dias. Começou a desenhar aos quatro anos debaixo da mesa e, nessa altura, ninguém a elogiava. Paula Rego pintou a vida, fez tremer muitos com a sua franqueza e irreverência e conquistou outros com as suas telas que nunca foram…
Paula Rego “era uma artista de qualidade excecional, cuja obra alcançou um grande reconhecimento internacional”, diz a nota de pesar divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.
Pintora morreu em Londres aos 87 anos.
O quadro ‘Os Cães de Barcelona’ faz parte de um conjunto de obras que se encontram desaparecidas da coleção pessoal de arte de João Rendeiro.
A obra estava avaliada em entre 250 e 350 mil libras, o equivalente a 293 e 410 mil euros.
Um retrato raro da escritora e programadora de arte britânica Fiona Bradley realizado pela artista portuguesa Paula Rego vai esta sexta-feira a leilão em Londres.
Levada a leilão com uma estimativa de entre 800 mil libras (922 mil euros) e 1,2 milhões de libras (1,38 milhões de euros).
A Casa das Histórias, em Cascais, juntou pela primeira vez na história duas das maiores artistas portuguesas de sempre, numa exposição de afinidades e contrastes. Ao idealismo sereno de Josefa de Óbidos, Paula Rego contrapõe um realismo por vezes perturbador.