O Partido Democrático Europeu (PDE/EDP), família política da qual faz parte o Alternativa Democrática Nacional (ADN, antigo Partido Democrático Republicano), não contará mais com a presença do ADN. Em questão, diz o líder do ADN ao i, estão as posições polémicas tomadas “principalmente sobre as denúncias que tenho feito acerca dos lóbis LGBT”.
Passar do braço corretivo para o braço preventivo do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) continua a obrigar Portugal a ajustamentos estruturais e também a baixar a dívida pública a um ritmo mais acelerado.
O primeiro-ministro acredita que Portugal vai mesmo sair do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) e confirmou o convite para o ministro das Finanças presidir ao Eurorgupo.
O PS afirma que o défice de 2,1% em 2016 representa “uma bofetada sem mão” a analistas e decisores políticos externos e uma “vitória” do Governo em relação aos “maus agoiros” da oposição interna.
O ministro das Finanças defende a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos (PDE), argumentando com o défice e com o crescimento económico, e considera que o país está a ser tratado de forma injusta, uma vez que está diferente de o de 2012.
O comissário europeu dos Assuntos Económicos salienta os “progressos muito fortes” da economia portuguesa e lembra que a Comissão Europeia (CE) que a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) está em processo de decisão.