O eurodeputado português obteve 517 votos, ficando apenas atrás do austríaco Othmar Karas e do italiano Pina Picierno, pelo que será o terceiro vice-presidente do Parlamento Europeu até às próximas eleições, em 2024.
Entre os 14 vice-presidentes eleitos, Pedro Silva Pereira foi o segundo mais votado com 556 votos, ficando apenas atrás da irlandesa Mairead McGuinness.
O ex-eurodeputado do PS Manuel dos Santos recebeu com «espanto» a notícia de que os socialistas portugueses vão propor Pedro Silva Pereira para vice-presidente do Parlamento Europeu.
Novas personagens vão entrando no complexo puzzle montado por Sócrates para alimentar as suas contas bancárias (em nome de Carlos Santos Silva). A última é a mulher do ex-ministro Silva Pereira, que foi ouvida pelo DCIAP no âmbito da Operação Marquês
Apesar da complexidade dos circuitos financeiros, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) suspeita que, das contas da Suíça, além dos 2,8 milhões de euros para comprar o apartamento de luxo em Paris, saiu ainda dinheiro para sustentar Sócrates e os que o rodeavam.
O eurodeputado do PS Pedro Silva Pereira disse hoje acreditar “na inocência” do ex-primeiro-ministro José Sócrates, que visitou no Estabelecimento Prisional de Évora, acrescentando que o encontrou “bem, dadas as circunstâncias”.
Num congresso onde até agora foi cumprido à risca o desejo de António Costa de que não se fale do caso Sócrates, o braço direito do ex-primeiro-ministro, Pedro Silva Pereira, reiterou a mensagem do actual líder. Fazendo um discurso centrado na acção política do PS, sem vitimizações, nem referências implícitas a Sócrates.
O socialista Pedro Silva Pereira disse hoje que o seu “sentimento é de profunda tristeza” face ao que está a acontecer com José Sócrates e afirmou que há que esperar, sem julgamentos precipitados, que a Justiça esclareça a verdade.