Reunião do Infarmed com consenso em torno do alívio das medidas, necessidade de vigiar novas variantes e cenários para o futuro: vírus será sazonal. INSA defende que se discutam vantagens de ter medidas no inverno para evitar excesso de mortalidade
Jorge Martins – professor associado – e Lúcio Machado – assistente convidado – são os peritos que o Ministério Público convocou para analisar o carro em que seguia o agora ex-governante. “Em autoestrada, em que a velocidade é de 120km/h, morre-se se houver um atropelamento. Acima de 100km/h, a probabilidade de morrer em atropelamentos é…
Executivo socialista deverá organizar encontro no Infarmed em breve.
Na reunião com o Governo, no Infarmed, esta quarta-feira, e em véspera do Conselho de Ministros, os peritos defenderam que deve haver uma redução de medidas restritivas, nomeadamente o fim do teletrabalho, e que as regras só devem apertar se ocupação em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) ultrapassar os 70% e se o Rt estiver…
Reunião do Infarmed mostrou consenso de que é preciso acelerar a vacinação e conseguir adesão de 99% dos maiores de 65 anos antes do Natal para evitar ultrapassar ocupação crítica das unidades de cuidados intensivos. Falta dar um milhão de doses para atingir esse objetivo.
“Este núcleo integra especialistas com formação científica e experiência profissional nestas matérias”, garantiu Lucília Gago, constatando, porém, a escassez de recursos humanos.
Reunião do Infarmed traçou cenário favorável, mas com riscos e incertezas. Proposta entregue ao Governo propõe certificados covid-19 obrigatórios e testagem regular nos lares e máscara obrigatória nos transportes. Nos restantes setores, defendem que medidas tenham em conta as condições de cada estabelecimento.
Presidente reconhece que situação atual é “um fechar de uma página”, mas sublinha que pandemia não terminou: “Continua a haver internados nos cuidados intensivos e mortos”.
Variante inglesa já não pode ser contida. Variantes sul-africana e de Manaus têm poucos casos no país mas especialista do INSA defendeu na reunião do Infarmed maior controlo das fronteiras para evitar que se repita o que se passou com a variante inglesa.
Peritos estão a trabalhar nos indicadores para criar níveis de risco a nível nacional, regional e por concelho e também pacotes de medidas a aplicar quando forem ultrapassadas linhas vermelhas. PR afastou abertura antes da Páscoa, mas há quem defenda ‘teste’ antes das férias.