Vítimas terão sido mortas a tiro e os corpos foram depois queimados.
Baltazar Nunes, epidemiologista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, explicou ao i os cenários apresentados na reunião do Infarmed. Reforço da vacina nos maiores de 65 anos foi mais lento do que se estimava em dezembro e pode implicar maior carga de doença, mas maior impacto será nos serviços de saúde de primeira…
“Depois de passarmos o pico é que podemos dizer que já lá estivemos”, afirmou a ministra.
Pico de contágios na região de Lisboa e Vale do Tejo só é esperado dia 15 de fevereiro. Hospitais estão já no limite da capacidade e com dezenas de doentes diariamente na urgência a aguardar vaga de internamento. Hospital de campanha do Estádio Universitário esgotou capacidade de oxigenoterapia em menos de uma semana.
Mortalidade tornou a disparar em novembro. Já morreram mais 1755 pessoas do que no mesmo mês do ano passado. Pico de mortalidade, maior do que o de abril, vivido sobretudo no Norte e acima dos 75 anos.
O objetivo continua a ser não voltar ao confinamento. Hospitais de campanha ativados.
Autor de modelo publicado ontem explicou ao i as premissas.
“As pessoas devem ser recordadas permanentemente de que este vírus não se vai embora enquanto não tivermos uma vacina”, frisou Andrea Ammon.
Portugal passou ontem a barreira dos 12 mil casos e 31 de março, a última terça-feira, mantém-se como o dia com mais doentes confirmados, o que sugere que o pico de infeções pode ter acontecido em meados do mês. Ricardo Mexia diz que dados são ainda pouco robustos para haver certezas.
Mais de 100 pessoas morreram e o número de infetados é superior a 4600.
A Associação Nacional de Farmácias confirmou que reposição “não vai ser possível durante o mês de janeiro”.
A situação obrigou ao cancelamento da ligação Lisboa/Pico/Lisboa, declarou a seguradora esta segunda-feira.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa subiu ao Pico, nos Açores, sem pedir autorização obrigatória à Casa Montanha.
O acesso à montanha da ilha do Pico, nos Açores, o ponto mais alto do país, com 2.351 metros de altitude, estará encerrado entre hoje à noite e quarta-feira de manhã, devido às previsões de mau tempo.
A montanha do Pico, nos Açores, está hoje parcialmente coberta de neve, na sequência das baixas temperaturas que o arquipélago tem registado nos últimos dias, a par da queda de granizo, chuva e ventos fortes.
Um homem com cerca de 70 anos morreu na sexta-feira ao final do dia quando descia a montanha do Pico, nos Açores, disse o comandante dos bombeiros da Madalena.
Um grupo de pessoas foi surpreendido na ilha do Pico por um raio que provocou queimaduras em várias delas, uma paragem cardíaca num homem e a morte de um cão, disse à Lusa o comandante dos bombeiros das Lajes.