Em 2013, o violino (Stradivarius) que tocou no naufrágio do Titanic para acalmar passageiros (cujo intérprete, o maestro da orquestra do barco, também morreu no desastre, em 1912) foi leiloado há 9 anos por um milhão de euros.
2018 – Detido há 3 anos na Alemanha o ex-presidente catalão Carles Puigdemont, logo ficou em liberdade pelas imunidades de que gozava.
1986 – Nasceu há 36 anos o primeiro bebé proveta em Portugal, um rapaz com 3,330 quilos, com o médico António Pereira Coelho, tendo-se notabilizado o rapaz no Futebol.
Em 1974, foi criada há 48 anos, ainda no estertor do marcellismo, a Universidade do Minho.
No final da II Guerra Mundial, há 77 anos, o Exército Vermelho ocupou o campo de Auschwitz, na Polónia, começando o tratamento e libertação dos sobreviventes do extermínio nazi.
Em 24 de abril de 1965, dois corpos são encontrados em Villanueva del Fresno. A investigação e o tempo confirmariam o que todos sabiam (ou desconfiavam): o assassinato de Humberto Delgado pela PIDE, crime que tornou Los Almerines (Olivença) no palco do último ato de resistência do inimigo n.º 1 de Salazar.
O primeiro França-Portugal foi em Toulouse, em abril de 1926. Duas figuras sinistras estiveram frente a frente: Villaplane e Roquete.
O autor dos relatórios da PIDE que foram colocados à venda no OLX já foi ouvido pela PJ e confirmou a sua veracidade.
Relatórios de vigilância e outros documentos da PIDE/DGS foram confiscados após terem sido colocados à venda na internet. O seu autor é João Baptista Pinho.
O alerta foi dado pela DGLAB após o material ter sido colocado à venda.
O ex-candidato à liderança do CDS é conhecido por ser uma das vozes mais polémicas do CDS-PP, mas os seus comentários já foram muito mais controversos no passado.
“Nas cartas que conseguiu enviar para o exterior da Penitenciária, uma delas escritas com o próprio sangue, Militão Ribeiro fala do seu lento e cobarde assassinato”
“Não sei se André Silva pensou em criar uma nova brigada de pides para andarem atrás dos perigosos criminosos, mas imagino que sonha com uma brigada de fiscais. Ou será que pretende aprovar também a proibição de se fumar na rua?”
A partir da biografia de Barbieri Cardoso, Álvaro Pereira de Carvalho, José Barreto Sacchetti, Casimiro Monteiro e António Rosa Casaco – para Irene Flunser Pimentel, Os Cinco Pilares da PIDE – a historiadora mostra como se ergueu e atuou a Polícia política de Salazar.