Três anos depois, ainda há madeira queimada na Mata Nacional de Leiria. ‘O trabalho que deveria ter começado logo depois do incêndio não foi feito’, alerta Emanuel Oliveira, especialista do Observatório Técnico Independente.
Na leitura da sentença, a juíza terá afirmado, ser “impossível” provar que a idosa tenha feito a queimada, ainda para mais por se tratar de uma “senhora com uma certa idade, com problemas de saúde e que se mexe com dificuldade”.
Começa esta semana o julgamento da sexagenária acusada do fogo posto que há dois anos consumiu quase na totalidade o Pinhal de Leiria. Apesar de inicialmente a investigação referir dois fogos postos, apenas esta sexagenária foi acusada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, sendo suspeita de ter ateado um fogo para queimar…
De acordo com a autarquia da Marinha Grande, esta informação diz respeito à venda de “3800 hectares de material lenhoso”, sendo que “das árvores queimadas, estão por cortar cerca de 1.800 hectares”.
Segundo uma investigação da TVI, o fogo que destrui 86% do pinhal de Leiria foi planeado um mês antes da tragédia.
A iniciativa pretende juntar milhares de pessoas numa ‘bandeira humana’ pela reflorestação do Pinhal de Leiria que foi afetado pelos incêndios de outubro.
Total de arguidos nos incêndios de Pedrógão Grande e de outubro não é público. Confirmação de fogo posto no Pinhal do Rei é o último avanço
O pinhal ficou destruído quase na totalidade.
Num dos incêndios que deflagrou no Pinhal de Leiria, já no final do verão passado, foi utilizado um engenho artesanal. Autores do crime ainda não foram identificados.
Esta não é a primeira iniciativa do género por parte do prínicpe Aga Khan. Em Setembro, distribuiu meio milhão de euros às vitimas dos incêndios de Pedrógão
A visita foi marcada, simbolicamente, para os dias em que se assinalam as tragédias