A adolescência chegou antes da febre dos festivais de Verão e da proliferação de concertos que há agora. Por isso, as memórias musicais associadas ao mês de Agosto resvalam, inevitavelmente, para os bailaricos da terriola, experiência máxima de diversão nocturna para quem ainda tinha de prestar contas aos progenitores no início da década de 1990.…
Faltam duas semanas para o Nos Primavera Sound, o meu festival de eleição em Portugal. Sabendo as dores de cabeça que o cartaz provoca na hora de escolher a que concertos assistir, nas próximas semanas vou deixar aqui as minhas apostas para o festival do Porto.
Esta semana saiu o aguardado novo disco de Róisín Murphy – “Hairless Toys” – e, por isso, revisito a sua discografia a solo e com os Moloko, banda-sensação da década de 1990 que ajudou a converter muita gente à música de dança. Neste género musical, os Hot Chip são uma das bandas mais sólidas e,…
Na edição de hoje do SOL, já nas bancas, escrevo sobre os novos discos de Patrick Watson, Mazgani, Django Django e Tó Trips. A selecção musical de hoje é, por isso, construída com a intimidade e melancolia de Watson, Mazgani e Tó Trips, contrastando apenas a exuberância dos britânicos Django Django.
Há seis anos, quando estava a planear as férias grandes, sugeriram-me ir para Cabo Verde. Foi com resistências que consenti, mas a possibilidade de visitar uns amigos a viver na Cidade da Praia acabou por me convencer. Fui a contragosto, mas Cabo Verde teve a generosidade de me provar o quanto errada estava.
Hoje à noite, a norte-americana Weyes Blood sobe ao palco da Galeria Zé dos Bois para apresentar em Portugal o seu mais recente álbum, “The Innocents”. Será uma oportunidade para ouvir a folk electrónica de Natalie Mering, o nome escondido no pseudónimo Weyes Blood.
Em fim-de-semana de Oscares, fui à procura de canções que ficaram conhecidas por fazerem parte da banda sonora de filmes. Algumas venceram mesmo o Oscar de Melhor Canção Original, outras nem chegaram à gala mais cobiçada de Hollywood. Mas nem isso lhes retira o facto de serem temas extraordinários. Num misto algo esquizofrénico (onde deixo…
Embora não ligue nenhuma ao dia 14 de Fevereiro, se há coisa que adoro são canções de amor. E como amanhã é oficialmente a data mais romântica do nosso calendário anual aqui fica uma selecção de algumas das minhas canções de amor preferidas.