A ministra dos Direitos Sociais foi eleita com 85.61% dos votos a favor.
PP Madrid partilhou imagem com o novo look de Iglesias e não resistiu a deixar uma piada.
Contados já mais de 90% dos votos na região de Madrid, o Partido Popular é o grande vencedor da noite, mas não atinge a maioria absoluta, o que obriga a negociar com o VOX.
Decorrem durante o dia de hoje as eleições regionais na capital espanhola, e a participação aumentou cerca de 10 pontos percentuais em vários pontos de Madrid.
Isabel Diaz Ayuso afirmou-se como a grande figura da oposição, eclipsando o próprio líder do seu partido. A sua possível aliança com a extrema-direita do Vox pende no fio da navalha.
Rosío Monasterio colocou em causa as ameaças de morte que a família do líder do Unidas Podemos e alguns elementos do Governo receberam.
“Madrid precisa de um governo de esquerda e eu penso que posso ser útil”, justificou Iglesias num vídeo publicado nas rede sociais.
“Assim é a oposição em Portugal”.
Líder do PSOE vai governar em coligação com Iglesias, que será vice-primeiro-ministro e tem de reunir o apoio dos independentistas.
Sánchez ofereceu um pacote de 370 medidas ao Unidas Podemos. Tem de formar Governo até 23 de setembro, para evitar eleições antecipadas.
Sánchez tentou durante meses, mas praticamente não conseguiu nenhum apoio que não fosse do seu partido. Preferia uma espécie de geringonça, enquanto o Unidas Podemos exigia cargos no novo Governo. A direita recusou abster-se para lhe abrir caminho.
O Unidos Podemos continua a parecer o único aliado possível do PSOE, mas absteve-se quanto a um novo mandato para o primeiro-ministro. Sánchez tem até quinta-feira para evitar eleições antecipadas.
Políticos espanhóis foram acusados dos crimes de atentado à saúde pública e de uso ilegal de canábis.
O candidato da coligação Unidas Podemos considera que forte ida às urnas seria a “melhor notícia para a democracia”.
Sobe a impopularidade do Governo e Sánchez pode ver-se obrigado a antecipar as eleições.
Encorajado pela vitória nas eleições catalãs, o partido de Rivera e Arrimadas confirma crescimento também a nível nacional. Sondagem sugere superação dos 4 milhões de votos e mais 25 deputados no parlamento espanhol
Chefe do partido desautoriza o líder local na Catalunha, convida-o a sair e convoca uma consulta às bases do Podemos na região rebelde
Encontro de Saragoça fala na necessidade de “iniciar o debate sobre a reforma territorial do Estado”
A novidade foi dada pelo líder socialista numa reunião com deputados e senadores do PSOE