ponto-de-vista


  • Não há milagres para o malparado

    Desde há dois anos que se fala numa ‘solução’ para o crédito malparado ou em risco de não ser pago. Só que este problema não tem uma solução mágica, apenas iniciativas que aliviem um pouco a enorme quantidade do empréstimos de cobrança duvidosa, de quase um terço das empresas que operam em Portugal.  Assim, uma…

    Não há milagres para o malparado

  • A queda do prestígio da banca

    Na última década a banca em Portugal perdeu um quinto dos seus trabalhadores. A automação tecnológica dispensa muitos funcionários bancários – e agências. Cada vez mais gente se relaciona com o seu banco pela internet.

    A queda do prestígio da banca

  • A pobreza recua no mundo, mas…

    Há meio século atrás estava convencido de que o crescimento da economia, nessa altura muito elevado, iria acabar com a pobreza nos países ricos – na Europa, nos Estados Unidos da América, no Japão. Mas isso não aconteceu.

    A pobreza recua no mundo, mas…

  • O interior e o litoral

    Como todos os governos anteriores, o executivo de Costa quer diminuir o fosso crescente entre a faixa litoral do país – sobretudo entre Viana do Castelo e Setúbal – e o interior, cada vez mais desertificado. É um propósito louvável, até porque a escassa população envelhecida que se mantém isolada em aldeias do interior merece…

    O interior e o litoral