Em 2022 houve 46.229 cidadãos estrangeiros que adquiriram a nacionalidade portuguesa, um valor 15,2% abaixo do registado em 2021
Rácio de dependência de idosos também registou subida.
Problema demográfico passa pelo aumento da taxa de natalidade e por uma política de emigração, defende Maria João Valente Rosa. Já Raquel Varela diz que vinda de estrangeiros para Portugal representa ‘mão-de-obra intensiva e mal paga que é o que os empresários procuram’.
A população ativa (5 197,6 mil) diminuiu 0,2% em relação a setembro e 0,1% relativamente a julho, tendo aumentado 0,5% por comparação com outubro de 2021.
15 de novembro de 2022 é a data em que as Nações Unidas acreditam que a população mundial atingirá os 8 mil milhões de pessoas. Mas quem ‘lidera’ a corrida populacional e o que se passa com os países onde a população está a encolher?
Estudo das Nações Unidas também concluiu que a Índia irá ultrapassar a China como o país mais populoso do mundo.
Na data em que se celebra o Dia Mundial da População, a Pordata faz um raio-x aos impactos da pandemia em Portugal, da sáude, à economia aos consumos das famílias.
Não estou a dizer que a eutanásia será um meio para reduzir a despesa pública, mas se não houver outra solução os pobres começarem a não ter acesso à saúde, aos bens essenciais, e o Estado entrar em falência, vamos ter de desaparecer todos deste retângulo à beira mal plantado.
Já foram divulgados novos resultados provisórios sobre o Censos 2021, no qual o INE concluiu que Portugal está a ficar cada vez mais velho e incapaz de controlar o saldo natural, que neste momento é negativo. No entanto, o número de população estrangeira a residir no país aumentou pelo menos 40% face a 2011. Nota-se…
Meta de 85% foi ultrapassada.