O nosso país é o 2º da UE com maior índice de envelhecimento e o 4º país do Mundo com maior proporção de população idosa
A Pordata juntamente com a Fundação Francisco Manuel dos Santos fez um levantamento sobre as mudanças profundas que ocorreram, entre a década de 1970 e o presente.
Estudo da Pordata indica que oito em cada dez portugueses não tendem a confiar nos partidos políticos.
Estudo da Pordata diz que aumentou o número de pessoas sem capacidade financeira para assegurar uma refeição de de carne, peixe ou equivalente vegetariano de 2 em 2 dias.
Em termos políticos, a análise destaca o facto de 2019 ter sido o primeiro ano em que o PPD/PSD não obteve a maioria absoluta nas eleições, ano em que a taxa de abstenção foi de 44,5%, a segunda maior depois de 2015 (50,3%), quando Jardim deixou a liderança.
Um estudo da Pordata confirma que Portugal está a conseguir melhores resultados do que a média da União Europeia no que se refere às emissões de gases com efeito de estufa. A água potável é segura e as praias apresentam das melhores águas da Europa.
Na data em que se celebra o Dia Mundial da População, a Pordata faz um raio-x aos impactos da pandemia em Portugal, da sáude, à economia aos consumos das famílias.
Na data em que se celebra o Dia da Produção Nacional, a Pordata faz um raio-x ao panorama nacional. Número de trabalhadores no setor tem vindo a diminuir. São mais envelhecidos e têm poucas qualificações.
A situação portuguesa somente é ultrapassada pela da Roménia (14,9%), de Espanha (11,8%), da Alemanha (10,6%), da Estónia (10%), da Grécia (9,9%), da Polónia (9,6%) e da Bulgária (9,6%).
Segundo a Pordata, Portugal é o terceiro país mais envelhecido da Europa e o quinto do mundo.
Em Portugal é permitido casar aos 16 anos com autorização dos pais, apesar de ONU recomendar o aumento da idade mínima.
No dia Mundial da Saúde, dados da Pordata mostram o estado do setor no país. Portugueses continuam a ser dos mais insatisfeitos.
Existem 153 idosos para cada 100 jovens.
No décimo aniversário da Pordata e no Dia Mundial da População que se comemora esta quinta-feira, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos decidiu fazer um novo “Retrato de Portugal” onde fala sobre a evolução da população nos últimos dez anos.
Pordata fez um perfil do trabalhador português