O ministro da Administração Interna alertou para o aumento da temperatura e do risco de incêndio a partir do fim de semana e para a necessidade de ser evitado o uso do fogo.
As baixas temperaturas irão manter-se até pelo menos ao fim de semana.
Máximas vão estar acima dos 30º na maioria dos distritos e em alguns casos perto dos 40º.
Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo quente vai continuar, “em especial no interior”, mas ficará mais fresco no litoral das regiões Norte e Centro e também na região Sul.
Os distritos de Portugal continental têm este aviso até às 18h de sábado, enquanto a Madeira terá até 09h de domingo.
Agora todos os territórios portugueses estão na categoria vermelha do mapa do Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças.
Há menos 23 pessoas internadas com covid-19 nos hospitais. Lisboa e Vale do Tejo volta a registar maior número de novos casos e de mortes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma “semana pontuada pela chuva e vento forte em especial no litoral e nas terras altas”. A intensidade do vento vai criar rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros por hora. O pior dia será quarta-feira.
Semana começa com chuva, vento, agitação marítima e queda de neve.
IPMA emitiu comunicado esta segunda-feira
Alerta entra em vigor na meia-noite de quarta-feira
A tempestade está a deslocar-se para este-noroeste a 35 quilómetros por hora
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para esta segunda-feira, valores das temperaturas acima dos normais para a época.
O mês de abril deste ano foi, em Portugal Continental, o 4.º ano mais chuvoso dos últimos 18 anos.
Em Portugal Continental as temperaturas também são baixas para o normal.
Onze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Bragança e Coimbra apresentam, esta sexta-feira, risco ‘máximo’ de incêndio
Temperaturas mínimas vão subir esta quarta-feira