“Os estudantes são sujeitos que estão em construção”, referiu o reitor da Universidade do Minho. Foi aberto um processo de inquérito e apreendidos 360 quilos de enchidos, no valor de 6120 euros.
Eduardo Cabrita garante que atividades vão ser fiscalizadas. Sindicato do ensino superior lança duras críticas e diz que é uma questão de “consciência”.
Incidente aconteceu em abril de 2014 e três jovens estudantes da Universidade do Minho morreram
Nos últimos dias têm sido denunciados casos de praxes abusivas
Ter-se-á tratado de um ritual de praxe
O Bloco de Esquerda (BE) quer que o Governo se pronuncie sobre uma praxe que classifica como “humilhante” na Universidade de Évora.
O reitor emitiu um despacho ameaçando de expulsão os alunos que perpetuarem atos de violência e coação
Manuel Heitor quer transformar as praxes em iniciativas de “mais cultura e ciência”
Ministro da Ciência e do Ensino Superior quer transformar as praxes em iniciativas de “mais cultura e ciência”
O governo deve garantir o acompanhamento jurídico e a isenção de custas judiciais aos alunos do ensino superior que queiram recorrer à justiça por terem sido vítimas de abusos de praxes
Fraco envolvimento das universidades e condescendência da sociedade e autoridades contribuem para situações de excessos e abusos, conclui estudo pedido pela Direção Geral do Ensino Superior
O ministro escreveu uma carta a todas as associações académicas e assume ser contra a praxe. Reitores proibiram atividades dentro das universidades, mas alunos continuam a realizar as praxes.
Números do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) dão conta de que as queixas por praxes abusivas estão em queda.
Ministro trouxe assunto para a ordem do dia, condenando qualquer prática. Psicólogos dizem que rituais de início de ciclo podem ser benéficos.
Socialistas acusam instituições do ensino superior de prejudicarem combate às praxes violentas.
A linha de denúncias de praxes abusivas recebeu 80 queixas entre 2014 e 2015, o primeiro ano de funcionamento.
Caloiros de Biologia da Universidade de Aveiro (UA) receberam carvalhos para tratar em casa como praxe, com a obrigação de os plantar na Mata do Buçaco no Dia das Florestas Autóctones, informou hoje a instituição de ensino superior.
Um manual de desobediência à praxe académica, com uma cronologia dos casos de violência que vieram a público entre 1999 e 2014, é lançado quinta-feira, em Lisboa.
O antigo dux da Universidade Lusófona, João Gouveia, não voltou a estudar desde a tragédia na praia do Meco, em que seis estudantes do conselho de praxes perderam a vida. Aos 24 anos, tem o curso de Engenharia Informática interrompido desde 15 de dezembro de 2013. E apesar de já ter manifestado intenção de acabar…